Porto Alegre, domingo, 24 de janeiro de 2016. Atualizado às 21h25.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
25°C
32°C
21°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 4,1080 4,1100 1,34%
Turismo/SP 3,8700 4,3200 0,91%
Paralelo/SP 3,8700 4,3200 0,91%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral | Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas | GeraçãoE
ASSINE  |   ANUNCIE  |   ATENDIMENTO ONLINE
COMENTAR CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
De salto alto Ana Fritsch


De salto alto

Notícia da edição impressa de 25/01/2016

A palavra de Simone Rech

ANDREI CARDOSO/DIVULGAÇÃO/JC
Simone estará novamente em Nova Iorque entre 14 a 22 de fevereiro para a confirmação de tendências para o verão 2017

Especialista fala sobre as mudanças no mercado da moda e o novo perfil do consumidor
A consultora em moda e design estratégico Simone Rech voltou de uma temporada em Nova Iorque com referências e inspirações do que estará em alta no próximo inverno. Para transmitir o que viu lá fora aos profissionais da área, viaja o Estado ministrando palestras, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, o Sebrae.
Comportamento do consumidor e posicionamento de marca em tempos de crise fazem parte dos temas abordados nos encontros.
Simone viaja novamente para a cidade norte-americana entre 14 e 22/2 para a confirmação de tendências para o verão 2017. O ciclo de palestras pelo Sebrae sobre o tema acontece em março.
Que mudanças aconteceram no mercado da moda nesses últimos tempos?
Chegamos a um ponto em que todos começaram a ficar saturados da pilha de informação e marketing em que fomos jogados por anos e anos e que nos tornou essa sociedade que consome de forma desenfreada e irresponsável. As pessoas simplesmente cansaram. Este esgotamento respingou em todas as esferas do mercado, principalmente no segmento da moda.
Qual o perfil desse novo consumidor?
O resultado dessa saturação é o nascimento de um consumidor com um forte desejo de quebrar o ciclo vicioso do consumismo, de voltar às origens e valorizar o fazer. O novo consumidor passa a ter o anseio contemporâneo de ser mais consciente, ou seja, consumir com mais qualidade e equilíbrio.
O que ele procura em um produto?
Nas novas tendências mercadológicas, o consumidor busca um produto que possua uma história, uma identidade. Algo que o conecte de alguma forma ao bem adquirido. Por isso, cada vez mais se fala em experiências e exclusividade. O consumidor quer se sentir único, quer saber que o produto ou o serviço foi desenvolvido especialmente para ele.
De que maneira as marcas podem lidar com esse novo perfil?
As marcas precisam urgentemente se adequar a este novo perfil de consumidor que está preferindo criar com as próprias mãos, a tendência do it yourself, promover trocas entre amigos ou até consertar algo que já possui como alternativa à compra. É preciso acompanhar este movimento e descobrir a oportunidade certa para que o consumidor possa criar um laço com a marca e assim se identificar de alguma maneira com ela. Só desta maneira as empresas vão conseguir permanecer com força no mercado da moda.

Elas estão no comando

Em 2015, o Brasil registrou 220 mil novas franquias, das quais mais de 40% comandadas por mulheres. Os dados são da a Associação Brasileira de Franchising (ABF).
A receita total gerada pelas franquias no Brasil é de R$ 371 milhões.
O crescimento é de 5,32% em relação a 2014.
As franquias são responsáveis por quase um décimo de toda a riqueza gerada pelo País, representando 9,9% do PIB brasileiro, segundo o Balanço do Franchising de 2015, realizado pelapela Rizzo Franchise.

Casa de praia

{'nm_midia_inter_thumb1':'http://jcrs.uol.com.br/_midias/jpg/2016/01/19/206x137/1_emp_19009-422930.jpg', 'id_midia_tipo':'2', 'id_tetag_galer':'', 'id_midia':'569e6ed5d3249', 'cd_midia':422933, 'ds_midia_link': 'http://jcrs.uol.com.br/_midias/jpg/2016/01/19/480x320/1_emp_19009-422930.jpg', 'ds_midia': 'Mariana, sócia da Casa de Praia Datelli ', 'ds_midia_credi': 'ARQUIVO PESSOAL/DIVULGAÇÃO/JC', 'ds_midia_titlo': 'Mariana, sócia da Casa de Praia Datelli ', 'cd_tetag': '1', 'cd_midia_w': '480', 'cd_midia_h': '319', 'align': 'Left'}
Mariana, sócia do espaço montado em Xangri-lá. FOTO ARQUIVO PESSOAL/DIVULGAÇÃO/JC
Pelo segundo ano consecutivo, a gaúcha Datelli monta sua Casa de Praia na avenida Paraguassú, em Xangri-lá. Mariana Biffi Barcelos, uma das sócias, explica que o espaço, com 200 metros quadrados, abriga mais de três mil pares de sapatos, bolsas e acessórios com até 70% de desconto, além de peças de coleção.
O atendimento é um dos destaques da loja, que tem recanto com sofás, água e cervejas importadas para os maridos que acompanham suas mulheres às compras. Os bichinhos de estimação também são bem-vindos, recebidos com água fresca e biscoitinhos vitamínicos sem conservantes. A Datelli completa 40 anos em 2017.

Alto Verão GVerri

Inspirada na Austrália e seu lifestyle, a coleção Alto Verão da GVerri, da estilista Gabriela Verri, aposta nos tons de amarelo, areia e o preto e branco, utilizado na estampa geométrica. As peças, que têm um corte mais reto e modelagens mais simples, são em fibras naturais como linho, algodão e seda. O lançamento já está na loja on-line (www.gabrielaverri.com.br), à venda para todo o Brasil e através do WhatsApp (51) 9777-9425.

COMENTÁRIOS
Deixe seu comentário sobre este texto.



DEIXE SEU COMENTÁRIO CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
LEIA TAMBÉM
Elas compram mais moda
Estudo foi desenvolvido pelo MercadoLivre em parceria com Ibope
Paixão por acessórios Passado, presente e futuro alinhavados entre agulhas Michele Censi

 EDIÇÃO IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edição
do dia e edições
anteriores
do JC.


 
para folhear | modo texto
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
Digite o resultado
da operação matemática
neste campo