Porto Alegre, sexta-feira, 11 de dezembro de 2015. Atualizado às 10h25.
Dia do Arquiteto. Dia do Engenheiro.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
25°C
32°C
19°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 3,8290 3,8310 0,84%
Turismo/SP 3,6500 4,0500 1,75%
Paralelo/SP 3,6500 4,0500 1,75%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral | Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas | GeraçãoE
ASSINE  |   ANUNCIE  |   ATENDIMENTO ONLINE
COMENTAR CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR

Câmara de Porto Alegre Notícia da edição impressa de 10/12/2015. Alterada em 10/12 às 19h21min

Vereadores alteram Plano Diretor de Porto Alegre

CLAITON DORNELLES/JC
Área que circunda avenida Carlos Gomes é uma das regiões que receberão incentivo para novas edificações

A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou ontem mudanças no Plano Diretor que englobam a região da III Perimetral e os futuros corredores de BRT. O objetivo é estimular a construção civil no entorno dessas avenidas, para adensar essas zonas e, com isso, aproveitar a infraestrutura do local.
O projeto de lei do vereador Reginaldo Pujol (DEM) prevê que em uma faixa de até 120 metros junto a essas grandes vias, o índice de aproveitamento do terreno poderá chegar a 3, potencial máximo previsto na cidade.
Além disso, o texto também estabelece um regime diferenciado para a compra de Solo Criado, mecanismo usado para compensar o aumento do tamanho da área construída, através de pagamento à prefeitura.
Esse instrumento urbanístico permite aos empreendedores construírem mais do que é permitido originalmente em um terreno, mediante pagamento ao poder público dos metros quadrados extras no projeto.
Com isso, os prédios podem ficar mais largos ou mais altos. Por exemplo, uma construção projetada para ter 12 pavimentos, poderá ganhar mais alguns andares e no mesmo terreno, desde que seja feito o pagamento correspondente.
A proposição ainda estabelece que a diferença entre o índice 3 e o índice atual de aproveitamento do terreno, sob a forma de Solo Criado, poderá ser adquirida de forma direta, dispensada a licitação.
O que causou divergência entre base e oposição é a dispensa de licitação para adquirir Solo Criado, que poderá ser comprado de forma direta com a prefeitura.
"Não podemos aqui na Câmara votar algo inconstitucional, a lei federal estabelece que o bem público seja vendido em leilão", sustentou a vereadora Sofia Cavedon (PT), que também apresentou uma emenda rejeitada, propondo Estudo de Impacto de Vizinhança.
Pujol acredita que os investimentos realizados pelo poder público nessas áreas justificam a proposta. "O adensamento pode gerar a melhor utilização destes investimentos", resumiu.
As faixas de terreno que constituem as Áreas de Interesse Cultural e Áreas de Ambiência Cultural gravadas no Plano Diretor ficam excluídas do projeto, através de emenda proposta pela vereadora Mônica Leal (PP).
O projeto original de Pujol, de 2011, previa estímulos para construções maiores no entorno da III Perimetral e da linha do metrô, entre o Centro e o Terminal Triângulo.
Como o metrô não saiu do papel, houve divergências sobre o adensamento da Zona Norte da Capital e se optou por estimular as construções na III Perimetral e nos futuros corredores de BRT.
Com isso, a lei que estimula a construção na área de 120 metros no entorno dessas grandes avenidas deve ser aplicada junto a Bento Gonçalves, João Pessoa, Protásio Alves e Osvaldo Aranha.


COMENTÁRIOS
Gisela Anna Ropke - 11/12/2015 11h13min
Fazemos qualquer coisa por dinheiro. Alguem ja parou para pensar que seria mais sensato os legisladores terem um minimo de terceiro grau completo e alguma aproissao fora da politica ? Onde fica o bom senso? Neste mundo so pensamos ainda no dinheiro ? Ninguem ai para dar um basta nisto tudo ????n

DEIXE SEU COMENTÁRIO CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
LEIA TAMBÉM
Mudança sobre Plano Diretor de Porto Alegre teve abstenção de 10 vereadores Modificadas regras para construções na 3ª Perimetral Relatório da CPI do Acampamento recomenda processos licitatórios Cassio Trogildo presidirá o Legislativo de Porto Alegre

 EDIÇÃO IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edição
do dia e edições
anteriores
do JC.


 
para folhear | modo texto
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
Digite o resultado
da operação matemática
neste campo