Porto Alegre, terça-feira, 29 de dezembro de 2015. Atualizado às 12h18.
Dia Internacional da Biodiversidade.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
31°C
31°C
22°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 3,8500 3,8520 0,23%
Turismo/SP 3,6000 4,0400 0,24%
Paralelo/SP 3,6000 4,0400 0,24%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral | Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas | GeraçãoE
ASSINE  |   ANUNCIE  |   ATENDIMENTO ONLINE
COMENTAR CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR

clima 29/12/2015 - 13h18min. Alterada em 29/12 às 13h18min

El Niño perderá força entre abril e maio, prevê meteorologista

Agência Brasil

Em 2016, o fenômeno El Niño deve sofrer um enfraquecimento gradativo até meados de abril ou maio, disse o meteorologista-chefe da Previsão do Tempo do Instituto Nacional de Meteorologia, Luiz Cavalcanti. O fenômeno, que provoca flutuações no clima devido ao aumento da temperatura das águas do oceano Pacífico, foi o responsável pelo excesso de chuvas na região Sul, da seca na região Nordeste e em parte da região Norte, em 2015.
"Ainda teremos o El Niño atuando durante o primeiro semestre de 2016, mas seu enfraquecimento trará reflexos na organização do clima", disse Cavalcanti. A previsão é que, com o fim do El Niño, o Sul não deverá ter tantas chuvas em 2016. No Centro-Oeste, as chuvas não devem tardar tanto, diminuindo a ocorrência de incêndios.
Entre os principais acontecimentos climáticos de 2015 no Brasil, o meteorologista citou as chuvas no Sul e Centro-Oeste, a seca no Nordeste (que dura 4 anos) e a seca no Sudeste, no começo do ano, que resultou em problemas de abastecimento de água em São Paulo. "Foi um ano muito quente no Brasil", concluiu Cavalcanti.
Para a passagem do Ano Novo, o meteorologista prevê que São Paulo deve ter pancadas de chuvas isoladas no final da tarde, com temperatura mínima de 18° e máxima de 26°. No Rio de Janeiro, a temperatura ficará entre 25° e 38° e há possibilidade de chuvas isoladas, fracas e passageiras, no final da tarde. Porto Alegre deve ter pancadas de chuva durante a noite e a temperatura ficará entre 24° e 30°.
Em Natal, há possibilidade de chuvas fracas e passageiras e temperatura entre 25° e 30°. Em Manaus, onde a mínima ficará entre 26° e 34°, não há previsão de chuva para a virada do ano. Em Brasília, há possibilidade de pancadas de chuva no final da tarde e a temperatura vai variar entre 20° e 26°.
COMENTÁRIOS
Deixe seu comentário sobre este texto.



DEIXE SEU COMENTÁRIO CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
LEIA TAMBÉM
Sobe para 43 número de municípios afetados pelas chuvas no RS Chuva afeta 40 municípios no Rio Grande do Sul Chuva deixa mais de 160 mil desabrigados na América do Sul Enchente deixa 6,5 mil desabrigados no Rio Grande do Sul
Mais de 30 municípios sofrem prejuízos por causa da enchente, a pior deste ano na região

 EDIÇÃO IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edição
do dia e edições
anteriores
do JC.


 
para folhear | modo texto
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
Digite o resultado
da operação matemática
neste campo