O músico gaúcho Flávio Basso, conhecido nos palcos como Júpiter Maçã e Jupiter Apple, morreu nesta segunda-feira (21), aos 47 anos. A causa da morte ainda não foi divulgada.
O músico tinha um show marcado no Panama Estudio Pub, na Cidade Baixa, para esta terça-feira (22). Em comunicado em sua página no Facebook, o pub lamentou a morte do cantor e irá homenageá-lo amanhã.
Durante a noite de hoje (21), a Câmara Municipal de Porto Alegre interrompeu sua sessão para dedicar um minuto de silêncio em homenagem ao músico.
Natural de Porto Alegre, o vocalista e guitarrista ficou conhecido pela sua participação nas bandas TNT e Os Cascavelettes. Segundo
a página no Facebook de Júpiter, em 1996 ele iniciou sua carreira solo trocando seu nome para Júpiter Maçã e lançando o álbum
A Sétima Efervescência, que seria mais tarde eleito pela
Rolling Stone Magazine como um dos 100 discos brasileiros mais importantes da história e conhecido pelo single
Um Lugar do Caralho.
Em 1999, o cantor mudou seu nome para Jupiter Apple (utilizado até o fim de sua carreira) e lançou o álbum de bossa nova Plastic Soda. Em uma troca constante de estilos, Apple tocou desde punk rock até músicas psicodélicas.
Júpiter gravou seu primeiro e único DVD ao vivo no Opinião, em Porto Alegre, em 2011. Chamado de Six Colours Frenesi, o lançamento só ocorreu anos depois, em 2014. O show traz músicas de toda sua carreira, como: As Tortas e as Cucas, Cachorro Louco, Eu e minha ex e A marchinha psicótica de Dr. Soup.