Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

MMA

- Publicada em 13 de Dezembro de 2015 às 09:58

McGregor bate José Aldo em 13 segundos e fica com cinturão dos penas no UFC

Irlandês é o  novo campeão dos pesos-penas

Irlandês é o novo campeão dos pesos-penas


Steve Marcus/GETTY IMAGES NORTH AMERICA/AFP/JC
Depois de muitas provocações, Conor McGregor cumpriu sua promessa: bateu José Aldo em 13 segundos e se tornou o novo campeão dos pesos-penas do UFC, em luta disputada em Las Vegas, na madrugada deste domingo (13). O irlandês é apenas o segundo a ter posse definitiva sobre o título, já que o brasileiro o detinha desde a criação da categoria, em 2010.
Depois de muitas provocações, Conor McGregor cumpriu sua promessa: bateu José Aldo em 13 segundos e se tornou o novo campeão dos pesos-penas do UFC, em luta disputada em Las Vegas, na madrugada deste domingo (13). O irlandês é apenas o segundo a ter posse definitiva sobre o título, já que o brasileiro o detinha desde a criação da categoria, em 2010.
Assim que o juiz John McCarthy autorizou o início do combate, os dois se encontraram no meio do octógono. McGregor conectou um direto de esquerda e, na sequência, se esquivou de um cruzado do brasileiro. Após um chute baixo leve, o irlandês esperou a investida de Aldo para contra-atacar.
Assim que o brasileiro investiu, o irlandês acertou um direto de esquerda na ponta do queixo do manauara, que caiu duro no chão. Conor ainda avançou para garantir a vitória, decretada pelo árbitro após dois golpes na cabeça do brasileiro, desacordado. O triunfo em 13 segundos foi o mais rápido da história do torneio de Dana White em uma luta válida por um cinturão.
Ao contrário do tom provocativo que teve por todo o ano, McGregor mostrou um respeito maior ao brasileiro na entrevista logo após receber o cinturão dos penas. "Ele é poderoso e rápido mas precisão supera poder. Ele foi um campeão fenomenal e merecia ir um pouco mais além. Mas, no fim do dia, precisão supera poder."
Aldo, que chorara em seu córner após a derrota repentina, não perdeu tempo em propor uma segunda chance. "Nunca caio em provocação, estava tranquilo. Ele foi muito feliz hoje, conectou um bom golpe. Agora temos que partir para a revanche. Com certeza vou estar bem treinado para retomar o que é meu. Perdemos a batalha, não a guerra."
Esta foi a primeira derrota de José Aldo no UFC, onde luta desde 2011, e apenas a segunda da sua carreira no MMA. A primeira queda do brasileiro foi em 2005, no Jungle Fight, disputado em sua terra natal, Manaus. Na ocasião, o "Scarface" foi finalizado com um mata-leão por Luciano Azevedo. Pelo Ultimate, eram sete vitórias, sendo cinco por decisão e dois nocautes.
Conor McGregor está no UFC desde 2013 e mantém recorde invicto com sete vitórias, seis delas por nocaute e apenas uma decisão dos juízes. E, assim como em todos os seus nocautes, o irlandês também levou o prêmio extra de Performance da Noite na madrugada deste domingo.

Algoz de Anderson Silva, Weidman perde título dos médios para Rockhold

A noite em Las Vegas não era para os campeões. Na segunda luta mais importante da noite, o norte-americano Luke Rockhold derrotou Chris Weidman e tomou o cinturão dos médios do compatriota. Weidman, assim como José Aldo, era dono do título sem ainda ter sido derrotado no torneio.
Rockhold teve mais iniciativa por toda a luta, partindo para cima do campeão, famoso por derrotas duas vezes Anderson Silva e acabar com o reinado do brasileiro na categoria. Buscando finalizações, Luke conseguiu algumas quedas e se manteve inteiro para o quarto e decisivo round.
Ainda na terceira parcial, após um chute rodado mal executado por Weidman, Luke Rockhold foi para cima e desfigurou a cara do adversário com uma sequência de cotoveladas. Ao soar do gongo, Chris Weidman estava com a cara sangrando bastante.
Assim como nos primeiros rounds, Rockhold não fez cerimônia para atacar no começo da quarta parcial. O desafiante derrubou o adversário, insistiu em socos, abriu novos cortes no rosto de Weidman e apenas esperou que o árbitro decretasse a vitória por nocaute técnico.
Weidman era o único campeão em atividade do UFC que conquistara o cinturão sem uma derrota em toda a carreira no MMA. No total são 13 vitórias, seis delas contra brasileiros, entre eles Anderson Silva, Lyoto Machida, Vitor Belfort e Demian Maia. Rockhold estreou no Ultimate com derrota, para Belfort. Desde então, eram quatro vitórias, uma por nocaute e três por finalização, sua especialidade.
Também no domingo, em uma luta agitada, com quedas e golpes, o cubano Yoel Romero derrotou o brasileiro Ronaldo "Jacaré" de Souza por decisão dividida. Com o triunfo, o "Soldado de Deus" se coloca como o próximo na fila para disputar o cinturão dos médios, conquistado na mesma noite por Rockhold sobre Weidman. O brasileiro vinha de oito vitórias em sequência no UFC, e estava esperando uma chance para disputar o título da categoria. Tanto Romero como "Jacaré" tomaram a iniciativa na luta. O brasileiro preferia que a luta fosse para o chão e insistiu nessa estratégia. O cubano, no entanto, desferia golpes na trocação. Ao final, a luta foi decidida de forma divergente, 29x27, 29x28 e 29x28
Confira abaixo os resultados da noite deste sábado no UFC:
CARD PRINCIPAL
  • Peso pena: Conor McGregor derrota campeão José Aldo por nocaute
  • Peso médio: Luke Rockhold derrota campeão Chris Weidman por nocaute
  • Peso médio: Yoel Romero derrota Ronaldo Jacaré por decisão dividida
  • Peso meio-médio: Demian Maia derrota Gunnar Nelson por decisão unânime
  • Peso pena: Max Holloway derrota Jeremy Stephens por decisão unânime
CARD PRELIMINAR
  • Peso galo: Urijah Faber derrota Frankie Saenz por decisão unânime
  • Peso palha: Tecia Torres derrota Jocelyn Jones-Lybarger por decisão unânime
  • Peso meio-médio: Warlley Alves derrota Colby Covington por finalização
  • Peso leve: Léo Santos derrota Kevin Lee por nocaute
  • Peso leve: Magomed Mustafaev derrota Joe Proctor por nocaute
  • Peso leve: Yancy Medeiros derrota John Makdessi por decisão dividida
  • Peso meio-médio: Court McGee derrota Márcio Lyoto por decisão unânime