Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 07 de Dezembro de 2015 às 21:05

Editora novata vai publicar a Playboy

Agência Estado
Uma nova empresa conseguiu os direitos de publicação da revista Playboy no Brasil. A partir de março de 2016, a PBB Entertainment (cuja sigla significa Playboy Brasil) será responsável pela revista masculina, que durante 40 anos foi publicada no Brasil pela Editora Abril. Nesta segunda-feira (7), a americana Playboy Enterprises anunciou a assinatura do contrato.
Uma nova empresa conseguiu os direitos de publicação da revista Playboy no Brasil. A partir de março de 2016, a PBB Entertainment (cuja sigla significa Playboy Brasil) será responsável pela revista masculina, que durante 40 anos foi publicada no Brasil pela Editora Abril. Nesta segunda-feira (7), a americana Playboy Enterprises anunciou a assinatura do contrato.
Em vez de fechar com uma editora consagrada - segundo fontes, a Globo estava no páreo pelo título -, a matriz americana apostou em uma startup. A PBB foi formada por investidores sem experiência no ramo editorial. O principal sócio é Marcos de Abreu, que atua na representação de atletas esportivos e também tem uma empresa de recrutamento e recursos humanos, a Employer.
Abreu entrou na disputa pelo relançamento da Playboy no Brasil - a última edição feita pela Abril é a de dezembro - por intermédio de André Sanseverino, fotógrafo baseado em Maringá (noroeste paranaense). Sanseverino, que já havia produzido algumas capas para a revista, ficou sabendo em junho que a Abril desistiria do título e pediu que a editora o apresentasse à Playboy Enterprises com o objetivo de negociar um eventual contrato de publicação.
Com a apresentação da Abril, passou a buscar investidores. Procurou Edson Marcos de Oliveira, que já era sócio de Abreu em outros negócios. Os três vão comandar a "nova" Playboy, que terá uma curta ausência do mercado brasileiro: a revista deverá voltar a circular em março. Abreu será o presidente da PBB Entertainment, Sanseverino atuará como publisher e Oliveira comandará com a área de marketing e vendas.
A equipe da editora ainda está sendo montada e o negócio, por enquanto, ainda funciona em um espaço "emprestado" na sede da Employer, nos Jardins, em São Paulo. A equipe de redação ainda está sendo definida, assim como a nova linha editorial da revista. O objetivo da PBB é, com o tempo, lançar outros títulos e expandir sua atuação para outros segmentos da mídia.
O que a PBB diz já saber, por enquanto, é que a revista precisará passar por mudanças. A empresa não revela o valor do contrato para a publicação da Playboy, mas o jornal "O Estado de S. Paulo" apurou que o pagamento funciona como uma espécie de "franquia". Ou seja: quanto mais produtos com a marca Playboy forem lançados, mais dinheiro a matriz vai receber.
Uma das razões para a preferência pela startup seria justamente o compromisso da PBB de transformar a revista Playboy em um veículo multiplataforma: a edição impressa, dizem os novos donos do título no Brasil, funcionará como base de uma estratégia em que o digital ganhará prioridade: além de um novo site, a ideia é lançar aplicativos usando a marca. A nova Playboy também será apoiada por um negócio de eventos, de acordo com Sanseverino.
Segundo fontes ouvidas pelo jornal, a marca Playboy está precisando de uma "injeção de ânimo" - e a receita dessa mudança seria a aposta em conteúdos mais sofisticados. Nos Estados Unidos, as mudanças já começaram: por lá, a revista não publicará mais fotos de mulheres nuas. Por aqui, os nus continuarão, mas os ensaios com subcelebridades, que marcaram os anos recentes da publicação, devem ser abandonados.
A ideia é afastar a Playboy do conteúdo de nudez encontrado facilmente na internet. Por causa dessa concorrência, a circulação da revista caiu muito nos últimos. No mercado americano, circulam hoje 800 mil exemplares, contra 5 milhões do ápice da publicação. No Brasil, a Abril já chegou a vender 1 milhão de unidades; em 2015, a tiragem se situava ao redor de 70 mil.
Presente no Brasil desde 1975 - inicialmente como Revista do Homem -, a Playboy foi criada há 62 anos pelo empresário americano Hugh Hefner. A revista masculina hoje tem 22 edições internacionais.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO