Porto Alegre, quarta-feira, 23 de dezembro de 2015. Atualizado às 21h35.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
24°C
27°C
21°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 3,9520 3,9540 0,82%
Turismo/SP 3,7900 4,2000 0%
Paralelo/SP 3,7900 4,2000 0%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral | Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas | GeraçãoE
ASSINE  |   ANUNCIE  |   ATENDIMENTO ONLINE
COMENTAR CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
Painel Econômico Danilo Ucha


Painel Econômico

Notícia da edição impressa de 24/12/2015

Cazuza Ferreira fornecerá energia limpa

SME/ESPECIAL/JC
Secretário de Minas, Lucas Redecker (capacete branco ao centro) garante que a cachoeira do rio Lajeado Grande será preservada

Apesar das dificuldades da Fepam para liberar projetos falta de pessoal especializado e muita burocracia saiu a Licença de Operação para atividades da PCH (Pequena Central Hidrelétrica) Cazuza Ferreira, na comunidade de mesmo nome, município de São Francisco de Paula. O empreendimento está sendo construído em parceria entre a Certel, Coprel e Geopar, segundo o secretário estadual de Minas e Energia, Lucas Redecker, que vem acompanhando o projeto. Esta é a quarta hidrelétrica da Certel, mantendo a característica de baixo impacto ambiental, instalada no rio Lajeado Grande, na bacia do rio Taquari-Antas. Terá potência instalada de 9.100 quilowatts, capaz de gerar energia limpa para 30 mil pessoas, além de garantir 80 empregos diretos.

Zaffari

O Grupo Zaffari divulgou seu Relatório Social de Marca relacionando as ações culturais, sociais e sustentáveis que a empresa apoiou ou patrocinou em 2014. De acordo com Denis Alessandro Azevedo da Silva, gerente de Marketing, foram 308 espetáculos, vistos por mais de 600 mil espectadores, e descontos em ingressos para 6 mil clientes.

Mercados

A Global Jr., empresa formada pelos alunos do curso de Relações Internacionais da ESPM-Sul, elaborou um estudo de mercado do Chile, Alemanha e Estados Unidos, encomendado pela Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias, Pães e Bolos Industrializados (Abimapi) para mapear o comportamento de consumo, logística e tendências do setor de panificados destes mercados-alvo. Apontou, por exemplo, que os chilenos prezam pelos valores nutricionais dos produtos e há pouca produção de massas que contenham ovos no País. Já na Alemanha, verificou-se que existe a procura de alimentos mais saudáveis e com embalagens sustentáveis. Nos Estados Unidos, os consumidores americanos buscam lanches rápidos, práticos e que sejam benéficos para a saúde.

Na China

Um dos maiores mercados mundiais de vinhos acaba de abrir suas portas ao vinho gaúcho. A vinícola Peterlongo, de Garibaldi, que completou 100 anos em outubro, embarcou o primeiro contêiner de vinhos, espumantes e sucos para a rede Vanguard, maior supermercadista da China. Além disso, a marca também passa a ser comercializada em lojas especializadas, restaurantes, bares e hotéis.

Quilombolas

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) reconheceu como terras da Comunidade Remanescente de Quilombo Arvinha uma área de 388,732 hectares nos municípios de Coxilha e Sertão, no Rio Grande do Sul. O documento foi assinado pela presidente do Incra, Maria Lúcia de Oliveira Falcon.

Sindivest

O empresário Carlos Martini, da empresa Martini & Cia, assumiu a presidência do Sindicato das Indústrias do Vestuário e do Calçado do Nordeste Gaúcho (Sindivest). Após duas gestões (2010/2013 e 2013/2015), Thiaraju Vieira Barbosa transferiu o cargo de presidente.

Mais cara

A safra agrícola de 2016 será a mais cara da história, com "um brutal aumento de mais de 20% no custo no decorrer de apenas uma safra". A informação é do presidente da Farsul, Carlos Sperotto, na abertura do Relatório Econômico 2015 e Perspectiva de 2016, que a entidade começou a distribuir. Os aumentos de preços dos insumos, máquinas agrícolas e mão de obra, somados às incertezas do clima, influenciados por El Niño, que já está atrasando algumas culturas no verão que começou, vão se refletir no volume da próxima safra.

Acessibilidade

O Centro Popular de Compras Pop Center e o Hospital Moinhos de Vento também ganharam o Selo de Acessibilidade, entregue pela prefeitura de Porto Alegre. A diretora Elaine Deboni, do Pop Center, ressalta que essa é uma das principais premiações que uma empresa pode ganhar.

Salgado Filho

O Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, movimenta, atualmente, 8,4 milhões de passageiros por ano. Em 2046, deverá movimentar 22 milhões. Os números são do estudo sobre a concessão do terminal para a iniciativa privada.

Construção civil em queda

A indústria da construção civil gaúcha deverá fechar 2015 com uma queda de atividade da ordem de 5,5% em relação a 2014, quando já havia decrescido 4,6% na comparação com o ano anterior. Esta retração resultará no fechamento de cerca de 15 mil postos de trabalho em 2015, que se somarão aos 866 perdidos no último ano. O balanço foi apresentado, na quarta-feira, dia 23, pelo presidente do Sinduscon-RS, Ricardo Sessegolo, acrescentando que tal desempenho é o reflexo do processo recessivo da economia brasileira que impacta negativamente todos os segmentos de atuação do setor, incluindo a produção de habitações e o mercado de obras públicas e privadas. Segundo o dirigente, além do quadro econômico nacional adverso, os construtores sofrem o efeito do atraso na aprovação de projetos de novas edificações devido à morosidade dos órgãos de licenciamento, cujo equacionamento é prometido há anos pelos gestores públicos de Porto Alegre e do Estado. Sessegolo reconhece que para 2016 as perspectivas são igualmente pouco favoráveis.

O Dia

  • A ADVB/RS e o Sindicato dos Engenheiros do Rio Grande do Sul (Senge) assinaram contrato de parceria para estender os benefícios do Círculo do Associado ADVB aos engenheiros associados.
  • O Núcleo Gabrielense de Criadores de Cavalos Crioulos tem novo presidente. Rogério Fialho substituiu Daniel Teixeira. O discurso de despedida foi de Francisco Geraldo Pereira de Souza, vice-presidente, em nome da gestão que se encerrou.

COMENTÁRIOS
Deixe seu comentário sobre este texto.



DEIXE SEU COMENTÁRIO CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
LEIA TAMBÉM
Economia colaborativa substituirá o capitalismo Enfim, uma vitória sobre a sanha tributária no País Gerdau mantém projetos no México, na Argentina e no Brasil Hidrovias gaúchas estagnadas há 10 anos

 EDIÇÃO IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edição
do dia e edições
anteriores
do JC.


 
para folhear | modo texto
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
Digite o resultado
da operação matemática
neste campo