Porto Alegre, terça-feira, 22 de dezembro de 2015. Atualizado às 23h25.
Início do Verão.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
23°C
30°C
26°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 3,9850 3,9870 0,91%
Turismo/SP 3,7900 4,2000 0,71%
Paralelo/SP 3,7900 4,2000 0,71%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral | Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas | GeraçãoE
ASSINE  |   ANUNCIE  |   ATENDIMENTO ONLINE
COMENTAR CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
Painel Econômico Danilo Ucha


Painel Econômico

Notícia da edição impressa de 23/12/2015

Economia colaborativa substituirá o capitalismo

Vanderlei Almeida/Especial/JC
O dólar norte-americano se tornou o maior símbolo do capitalismo

Mais um profeta do fim do capitalismo. O economista norte-americano Jeremy Rifkin, professor na Escola de Negócios Wharton (Universidade da Pensilvânia), publicou o livro Sociedade com custo marginal zero, no qual defende que o capitalismo perderá a dominância e dará lugar à economia colaborativa, compartilhada, ainda neste século. Rifkin também publicou A terceira revolução industrial. Para ele, o dinamismo e a eficiência produtiva do sistema, somados à evolução das máquinas, serão os responsáveis por seu colapso. Rifkin aponta que o grande e constante avanço tecnológico possibilita um ritmo de produção cada vez mais acelerado, tornando o custo marginal preço para produzir uma unidade a mais de determinado produto muito próximo de zero. Assim, o acesso a tudo se tornará mais fácil.

Reajuste zero

O sindicato dos hoteleiros, bares e restaurantes de Porto Alegre está defendendo reajuste zero para o salário-mínimo regional. Na Federasul, o economista André Azevedo falou num índice em torno de 6%. Os trabalhadores pediram ao governador José Ivo Sartori que proponha aumento de 11%.

Aeconsul

O economista Sylvio Motta foi eleito presidente da Associação dos Economistas da Região Sul-RS (Aeconsul). Assumiu para o biênio 2016-2017.

Ônibus

A Marcopolo, de Caxias do Sul, fornecerá 29 ônibus para o programa de renovação de frota da Brasil Sul Linhas Rodoviárias, de Londrina (PR), e 63 para a Sogatra Société Gabonaise de Transport, uma das principais empresas de transporte de passageiros do Gabão. Os veículos serão utilizados nos segmentos urbano e de turismo.

Kalunga

A Kalunga, rede varejista de suprimentos de informática, material de escritório e papelaria, inaugurou sua segunda loja em Porto Alegre. Localizada no BarraShoppingSul, a unidade ocupa um espaço de 570 m2 e terá um mix de mais de 10 mil produtos.

Confronto

Ruralistas de São Gabriel, liderados pelo presidente do Sindicato Rural, Tarso Teixeira, pretendem organizar um movimento para se opor à 39ª Romaria da Terra, prevista para o dia 9 de fevereiro naquela cidade. Os ruralistas, que se dizem "defensores do direito de propriedade", vão protestar, principalmente, porque os organizadores da Romaria da Terra anunciaram que aproveitarão a oportunidade para entregar ao presidente da Bolívia, Evo Morales, a Medalha do Mérito Farroupilha, da Assembleia Legislativa, outorgada por sugestão do deputado estadual Edegar Pretto (PT). A Romaria da Terra é realizada no Rio Grande do Sul desde 1978. A primeira edição ocorreu justamente em São Gabriel e é considerada um marco fundamental para a chamada "ala progressista" da Igreja Católica gaúcha.

Hidrovias

O presidente da Associação Brasileira de Terminais Portuários (ABTP), Wilen Manteli, contesta a informação de que a associação de incentivo ao uso de hidrovias no Estado ainda não mostrou a que veio. "Primeiro diz Manteli , porque ainda está em criação; segundo, porque quem disse isso só pode ser alguém que não conhece todo o esforço que estamos desenvolvendo há anos para o aproveitamento econômico e racional do nosso território marginal aos rios gaúchos; ou alguém que não tem interesse por estar ganhando com a atual estagnação ou por ignorância sobre o tema no desenvolvimento desse grande potencial do Estado." Segundo o presidente da ABTP, "é hora de espantar os marajás que ganham com o status quo (vide aposentadorias milionários da SPH), que empobrecem o Estado, e aqueles outros que são inertes e contrários às mudanças".

O desafio do leite

O Instituto Gaúcho do Leite (IGL), que tem entre seus objetivos criar um novo tempo para a cadeia produtiva do leite, modernizando o setor, desde o campo até a indústria, aumentando a produção e melhorando as condições de comercialização, de forma a remunerar melhor os produtores, tem um longo caminho pela frente. Basta saber que, dos 198 mil produtores, espalhados por 467 municípios gaúchos, apenas 7% estão num patamar rentável de produção. A grande maioria, 93%, precisa de apoio técnico e tecnológico, de genética e melhoria de pastagens para ascender a um processo rentável em suas propriedades. Esta foi uma das informações divulgadas, ontem, pelo presidente do IGL, Gilberto Antônio Piccinini; seus companheiros de diretoria, Clóvis Marcelo Roesler e Ernesto Enio Budke Krug; e pelo diretor executivo, Oreno Ardênio Heineck, na primeira coletiva de imprensa desde que o instituto foi criado. Eles falaram sobre as realizações de 2015 e as propostas para 2016, quando, inclusive, vão realizar uma grande campanha de divulgação sobre o leite e trabalhar pela melhoria da produção.

O Dia

  • O restaurante Outback do BarraShoppingSul organizará, às 12h, Ceia de Natal para os moradores da Casa do Artista Rio-grandense. O restaurante levará algumas das delícias do cardápio para os moradores da instituição.
  • O secretário Ernani Polo, da Agricultura, Pecuária e Irrigação, concederá entrevista coletiva, às 15h, na avenida Getúlio Vargas, 1.384, sobre as principais ações da pasta no ano de 2015.
  • A Unicred Porto Alegre recebeu a Comenda Porto do Sol, na Câmara Municipal de Porto Alegre, proposta do vereador Dr. Thiago Duarte (PDT), pelos 25 anos de atuação no cooperativismo de crédito na Grande Porto Alegre.
  • Até 15 de janeiro, estarão abertas inscrições para o I Curso de Capacitação em Endoscopia Digestiva Alta, no Hospital Universitário de Canoas, integrante do Sistema de Saúde Mãe de Deus, e no Hospital Mãe de Deus. Pelo site www.maededeus.com.br/universidade.

COMENTÁRIOS
Deixe seu comentário sobre este texto.



DEIXE SEU COMENTÁRIO CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
LEIA TAMBÉM
Enfim, uma vitória sobre a sanha tributária no País Gerdau mantém projetos no México, na Argentina e no Brasil Hidrovias gaúchas estagnadas há 10 anos Para quanto irá sua conta de luz em 2016

 EDIÇÃO IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edição
do dia e edições
anteriores
do JC.


 
para folhear | modo texto
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
Digite o resultado
da operação matemática
neste campo