Porto Alegre, segunda-feira, 14 de dezembro de 2015. Atualizado às 21h55.
Dia Nacional do Ministério Público.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
24°C
27°C
18°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 3,8860 3,8880 0,41%
Turismo/SP 3,7000 4,1200 1,72%
Paralelo/SP 3,7000 4,1200 1,72%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral | Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas | GeraçãoE
ASSINE  |   ANUNCIE  |   ATENDIMENTO ONLINE
COMENTAR CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
Painel Econômico Danilo Ucha


Painel Econômico

Notícia da edição impressa de 15/12/2015

Normatização para o uso da água preocupa agricultores

CAMILA DOMINGUES/palácio piratini/jc
A lavoura de arroz irrigado é a que usa mais água

A questão do uso da água, que está por receber novas normas dos ministérios da Agricultura e do Meio Ambiente, em 2016, preocupa intensamente os produtores rurais, que preveem novos obstáculos à utilização dos rios, lagos e barragens e até uma provável taxação. O presidente da Farsul, Carlos Sperotto, disse ontem, durante o encontro de fim de ano com a imprensa, que a entidade acompanha a questão com preocupação. Orizicultores que estavam presentes no encontro disseram que a lavoura de arroz do Rio Grande do Sul, totalmente irrigada, já não consegue adquirir os equipamentos de medição de vazão que começam a ser exigidos, cujos custos somam-se ao da energia elétrica, que aumentou 104% em um ano. Com a retirada da bandeira vermelha sobre as contas da aquicultura e irrigantes rurais, assinada pela presidente Dilma Rousseff, esperam respirar, mas ainda não fizeram as contas sobre o reflexo da medida.

Maior recessão desde 1930

A sucessão de erros do governo na condução da política econômica vai gerar o maior período recessivo enfrentado pelo Brasil, superando, inclusive, o ocorrido no início da década de 1930. A avaliação foi feita pelo presidente do Sindicato das Indústrias Metalmecânicas e Eletroeletrônicas-RS, Gilberto Porcello Petry, durante encontro de confraternização de final de ano dos dirigentes e colaboradores da entidade. Destacou que a situação da indústria se deteriorou de forma intensa, com queda esperada de 7% no País e de 9,1% no Rio Grande do Sul. Apresentou uma série de números alarmantes sobre a retração no desempenho da atividade industrial gaúcha no segmento metalmecânico: menos 31,8% na produção de veículos automotores, menos 26% em máquinas e equipamentos, menos 12,2% na fabricação de produtos de metal e menos 11,2% na metalurgia. Foram desempregados 11.505 trabalhadores em Gravataí, Canoas, Charqueadas, Rio Grande e Porto Alegre, sem considerar o desemprego no importante polo metalmecânico de Caxias do Sul e Serra Gaúcha.

ICMS

Com a Emenda Constitucional nº 87/2015, os contribuintes devem ficar atentos porque ela produzirá efeitos já a partir de 1 de janeiro de 2016. Trará alterações no recolhimento de ICMS nas operações interestaduais de venda de mercadorias ou prestações de serviços para consumidores finais não contribuintes do imposto, alerta o especialista em direito tributário, Felipe Grando.

RGE

A RGE iniciou a regularização de 112 entradas de energia elétrica no loteamento Chico Mendes, em Cachoeirinha. Parte dos moradores beneficiados é de famílias prejudicadas pelas enchentes que atingiram o município em setembro e outubro deste ano.

Só falta o Uruguai

Para o ex-presidente uruguaio Jorge Batlle, depois da vitória da oposição, na Venezuela e na Argentina, e da "tremenda e histórica ação da Justiça no Brasil", só falta o Uruguai "retornar à liberdade". Ele publicou o comentário em sua conta no Facebook. Garantiu que Equador e Bolívia também se aproximam de mudanças. Culpou o populismo em anos de facilidades econômicas pela "destruição da vida social e econômica, inflação, atraso, isolamento, péssima educação, insegurança, corrupção e tentativas de controlar a Justiça".

Mais benefício

As indústrias que usaram o PSI para compra de máquinas e equipamentos, empréstimos subsidiados pelo governo federal, querem mais benefícios. Estão atrasando o pagamento das prestações, por conta da crise, e querem que o Bndes as deixe 12 meses pagando só os juros sem amortizar a dívida. O pedido está sobre as mesas dos ministros Joaquim Levy (Fazenda) e Armando Monteiro (Desenvolvimento).

O Dia

  • O programa de inclusão produtiva na reciclagem Todos Somos Porto Alegre, em parceria com a Braskem e a Triunfo Concepa, levará para a Ilha da Pintada, hoje e amanhã, o projeto de educação ambiental Estação ReciclaPOA. 
  • O presidente da Celulose Riograndense, Walter Lídio Nunes, e o diretor da Escola de Engenharia da Ufrgs, Luiz Carlos Pinto Silva Filho, serão palestrantes no encontro do Instituto Latinoamericano de Desenvolvimento Econômico Sustentável, com moderação de Marcino Rodrigues, às 8h30min, no CIEE.
  • A Morana, marca de acessórios femininos do Grupo Ornatus, abriu loja no aeroporto Salgado Filho. Esta é a 12ª unidade da marca no Rio Grande do Sul e a 7ª em Porto Alegre.
  • O presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch, apresentará o desempenho do setor em 2015, às 9h, na sede.
  • A AES Sul apresentará sua Sala de Imprensa, às 10h, no Quality Porto Alegre.
  • A Associação dos Delegados de Polícia do Rio Grande do Sul será homenageada pela Câmara Municipal de Porto Alegre com Diploma de Honra ao Mérito, às 17h. A proposta foi do vereador Delegado Cleiton (PDT).
  • Coquetel para mais de 150 pessoas marcará a inauguração da loja More Core Division, às 16h, no Shopping Iguatemi.
  • Confraternização da 1ª edição do Programa de Inovação e Capacitação do Projeto Ovos, da Asgav, às 18h, no Castelo Benvenutti, em Garibaldi.
  • No barco Cisne Branco, exposição do fotógrafo Eduardo Scaravaglione, às 18h, sai do cais do porto.
  • Leilão de 57 obras de arte em benefício da Kinder Centro de Integração da Criança Especial, às 18h30min, na loja Bó, rua Coronel Bordini, 910.
  • Lançamento e autógrafos do livro Corrupção - disfunções de governo, repensar o Estado de ontem, hoje e sempre, de Plínio Paulo Bing, às 19h, na livraria Cameron do Bourbon Shopping Wallig. Editora AGE, 208 páginas, R$ 48,00.
  • Paulo Amaral é o curador da exposição Vasco Prado, a escultura em traço, que abrirá, às 19h, com coquetel, no Santander Cultural.
  • Coquetel de lançamento da quarta edição da revista Onne & Only, às 19h30min, na Zart Homen Design, na rua Desembargador Espiridião de Lima Medeiros, 156.
  • A Fundatec realizará palestra gratuita sobre inovação, às 19h30min.

COMENTÁRIOS
Deixe seu comentário sobre este texto.



DEIXE SEU COMENTÁRIO CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
LEIA TAMBÉM
Vai crescer a polêmica sobre uso da água Começam as feiras de ovinos de verão Aumento do aço aumentará crise na indústria Hoteleiros confiam na vinda de argentinos

 EDIÇÃO IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edição
do dia e edições
anteriores
do JC.


 
para folhear | modo texto
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
Digite o resultado
da operação matemática
neste campo