Porto Alegre, domingo, 13 de dezembro de 2015. Atualizado às 21h40.
PREVISÃO DO TEMPO
PORTO ALEGRE AMANHÃ
AGORA
26°C
27°C
21°C
previsão do tempo
COTAÇÃO DO DÓLAR
em R$ Compra Venda Variação
Comercial 3,8700 3,8720 1,92%
Turismo/SP 3,6500 4,0500 1,75%
Paralelo/SP 3,6500 4,0500 1,75%
mais indicadores
Página Inicial | Opinião | Economia | Política | Geral | Internacional | Esportes | Cadernos | Colunas | GeraçãoE
ASSINE  |   ANUNCIE  |   ATENDIMENTO ONLINE
COMENTAR CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
Observador Affonso Ritter


Observador

Notícia da edição impressa de 14/12/2015

A lei da empresa limpa

A lei anticorrupção - também conhecida como a lei da empresa limpa -, com pouco mais de dois anos de vigência, é considerada importante avanço no combate à corrupção, porque prevê a responsabilidade das empresas pela prática de atos lesivos contra a administração pública nacional ou internacional. Segundo a advogada Marina Coelho de Araújo, a Operação Lava Jato fez com que muitas empresas buscassem profissionais do direito para implantar programas e políticas corporativas relacionadas a controles internos e de integridade, ou compliance. Comprovada sua existência, a lei reduz a multa imposta à pessoa jurídica. Ela incorpora diretrizes próximas da FCPA americana.
Maior presença nacional
O escritório Carvalho, Machado, Timm & Luz Advogados, de Porto Alegre, que desde 2009 atua também em solo paulistano, acaba de inaugurar nova sede no bairro Jardins da cidade, a ser comandado a partir de janeiro pelo sócio Luciano Timm. É mais um passo para aumentar sua presença nacional.
Expansão de academias
Impressionante a velocidade com que surgem academias de ginástica, hoje conhecidas (para variar) com o nome inglês fitness. Já são mais de 30 mil e 7,6 milhões de alunos no País. E não só nas capitais. A rede Alta Energia, por exemplo, abriu franquias em Caxias do Sul, em 2014, e em São Marcos em 2015.
Centro Clínico 25 anos
O Centro Clínico Gaúcho entra no ano novo com a atenção voltada para seus 25 anos de operação, presente em oito cidades gaúchas, com 19 unidades próprias e 1,6 mil colaboradores. E, para marcar a data, acaba de lançar o selo comemorativo, que acompanhará as ações de comunicação ao longo de 2016, e um vídeo institucional.
Confeitaria agora on-line
A tradicional confeitaria Leckerhaus, com lojas em Porto Alegre e São Paulo, estreia, neste mês, a venda on-line de produtos. São mais de 80 itens, com destaque para o Chalé de Mel e a Casinha de Mel. Inicialmente, a venda on-line está disponível só em Porto Alegre, com plano de expandi-la para São Paulo em 2016.
Mais do que samba e praia
O jornal alemão Handelsblatt publicou, na sexta-feira, entrevistas com personalidades da economia local sobre investimentos alemães no Brasil sob o título "Mais do que Samba e Praia". Uma delas é com o presidente do Comitê para a América Latina da Confederação Alemã da Indústria (BDI), Andreas Renschler, que resume o pensamento dominante lá: "Quando o mercado é estratégico para nós, não nos deixamos abater por causa de uma crise". E a Agência de Desenvolvimento de Berlim: "O jovem mercado brasileiro de alta tecnologia é bem interessante para startups alemãs". Conclusão de Valmor Kerber, da Câmara Brasil-Alemanha: "Falta-nos fazer o tema de casa".
COMENTÁRIOS
Deixe seu comentário sobre este texto.



DEIXE SEU COMENTÁRIO CORRIGIR ENVIAR imprimir IMPRIMIR
LEIA TAMBÉM
O efeito Lava Jato no PIB
Não fosse o impacto da Operação Lava Jato, a recessão brasileira neste ano seria bem meno

 EDIÇÃO IMPRESSA

Clique aqui
para ler a edição
do dia e edições
anteriores
do JC.


 
para folhear | modo texto
» Corrigir
Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.
Nome:
Email:
Mensagem:
» Indique esta matéria
[FECHAR]
Para enviar essa página a um amigo(a), preencha os campos abaixo:
De:
Email:
Amigo:
Email:
Mensagem:
 
» Comente esta notícia
[FECHAR]
  Seu comentário está sujeito a moderação. Não serão aceitos comentários com ofensas pessoais, bem como usar o espaço para divulgar produtos, sites e serviços. Para sua segurança serão bloqueados comentários com números de telefone e e-mail.  
  Nome:  
  Email:    
  Cidade:    
  Comentário:    
500 caracteres restantes
 
Autorizo a publicação deste comentário na edição impressa.
 
Digite o resultado
da operação matemática
neste campo