Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

JC Contabilidade

- Publicada em 27 de Dezembro de 2015 às 20:28

Projeto pioneiro aproxima estudante de órgãos públicos

André Bloise Hochmüller comemora resultado da experiência piloto

André Bloise Hochmüller comemora resultado da experiência piloto


MARCELO G. RIBEIRO/JC
Um esforço conjunto do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais da Ufrgs, da Escola do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul e da Escola Fazendária da Secretaria Estadual da Fazenda/Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (Cage). O objetivo é aproximar os estudantes de Ciências Contábeis do mercado de trabalho e colocá-los em contato com uma das carreiras possíveis, dentro de órgãos públicos.
Um esforço conjunto do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais da Ufrgs, da Escola do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul e da Escola Fazendária da Secretaria Estadual da Fazenda/Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (Cage). O objetivo é aproximar os estudantes de Ciências Contábeis do mercado de trabalho e colocá-los em contato com uma das carreiras possíveis, dentro de órgãos públicos.
A primeira experiência ocorreu em novembro de 2015 em formato piloto. "O resultado foi tão positivo que com certeza irá se repetir em 2016, ao que tudo indica em abril, e já está sendo programada uma expansão para mais órgãos, como Controladoria-Geral da União (CGU) e do Município (CGM) e Tribunal de Contas da União (TCU)", avisa o professor da Ufrgs e contador André Bloise Hochmüller.
JC Contabilidade - Quando e por que surgiu a ideia de aproximação entre as três entidades envolvidas?
André Bloise Hochmüller - A ideia é viabilizar que os alunos da universidade, em horário comercial, realizem uma visita aos órgãos de controle interno e externo para participar de palestras visando conhecer e valorizar a atuação institucional das instituições formais de controle governamental no âmbito da Administração Pública Estadual e Municipal, contribuindo para a formação acadêmica desses futuros contadores.
Contabilidade - Qual a importância da academia estar cada vez mais ligada ao mercado de trabalho?
Hochmüller - A importância da universidade estar cada vez mais próxima do mercado de trabalho reside na possibilidade de oportunizar ao aluno uma atividade no próprio ambiente profissional, fazendo com que o corpo discente saiba o que é o TCE e a Cage, sua história, estrutura organizacional, campo de atuação, o trabalho integrado entre eles. Por meio da visita de nossos alunos e da participação na programação em tela, o estudante terá condições de decidir realizar o concurso público que é ofertado para sua área de formação, bem como interagir com os profissionais do setor público desses órgãos, compartilhando conhecimento técnico e experiência profissional, elementos enriquecedores para a formação acadêmica e para o futuro exercício da profissão contábil no setor público. Portanto, esses projetos de ensino viabilizam a integração efetiva do estudante e do mundo acadêmico com o profissional da área contábil no setor público, o mundo profissional.
Contabilidade - O curso tem o objetivo de despertar o interesse dos estudantes à Contabilidade Pública?
Hochmüller - Os projetos de ensino com o TCE e a Sefaz/Cage foram desenvolvidos e formatados com a participação das escolas dos respectivos órgãos, ou seja, a Escola Superior de Gestão e Controle Francisco Juruena do TCE-RS e a Escola Fazendária, de forma a viabilizar a realização de uma atividade articulada de esforços orientada para a geração, a difusão e o apoio à mobilização de conhecimento técnico e gerencial em matéria de estado, administração pública, controle governamental e social. Em ambos eventos foi ministrada a relevância da Contabilidade Governamental e do profissional da área contábil, o contador, para a gestão pública, incluindo a abordagem referente à Lei da Transparência, Lei do Acesso à Informação e Controle Social da Administração Pública. A Contabilidade Aplicada ao Setor Público ganha um destaque especial em função da sua importância no processo de tomada de decisão na área governamental.
Contabilidade - Esse é um segmento novo?
Hochmüller - Consideramos uma iniciativa acadêmica inovadora, pois permite ao nosso aluno do Curso de Ciências Contábeis, estudante das disciplinas da área governamental, interagir com os profissionais do setor público, trocando conhecimento, experiência e consolidando o processo de ensino-aprendizagem oferecido na Ufrgs por meio da participação de um evento extracurricular diferenciado.
Contabilidade - Esse projeto é pioneiro no Estado ou no País?
Hochmüller - Esses projetos de ensino, de acordo com a proposta pedagógica adotada e levando-se em conta o conteúdo programático proposto a ser ministrado pelos órgãos de controle, pode ser considerado pioneiro no Estado, pois viabiliza, na prática, a integração do meio acadêmico com o mundo profissional do setor público.
Contabilidade - Quantas aulas o projeto tem ao todo? As aulas já começaram? Como se inscrever? Por favor, fique à vontade para acrescentar informações.
Hochmüller - Os dois projetos de ensino da FCE/Ufrgs com os Órgãos de Controle - Cage e TCE - foram realizados, neste ano, em caráter experimental, na condição de projetos pilotos, num formato mais enxuto. A primeira edição foi realizada no dia 05 de novembro de 2015. Cabe destacar que a previsão é que as inscrições para a edição de 2016 dos cursos sejam abertas em abril. Estão sendo programadas, ainda, atividades similares na CGU, TCU, CGM de Porto Alegre.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO