Luana Casagranda
O verão é a estação preferida de muitas pessoas, que esperam ansiosas o ano todo pela oportunidade de trocar o calor das grandes cidades por uma temporada no litoral. Período de descanso para alguns e de trabalho redobrado para outros. Os protetores de animais têm, nesta época, o período mais difícil do ano. "Nos meses de veraneio, as doações diminuem drasticamente, e os abandonos aumentam na mesma proporção", lamenta Sônia Grisolia, voluntária do projeto Bicho de Rua, ONG de Porto Alegre criada em 2004 e que funciona por meio de um portal, no qual qualquer pessoa pode entrar, fazer um cadastro com as características de um animal que gostaria de doar e aguardar o contato de um interessado.
Além de funcionar como um intermediário nas adoções, o Bicho de Rua promove diversas campanhas para ajudar animais de Porto Alegre e da Região Metropolitana. Neste ano, por exemplo, como medida preventiva para os meses de verão, o grupo lançou a campanha Barrigona de Verão, em parceria com o site Bem do Gato. A iniciativa busca arrecadar verba para a compra e distribuição de ração em 10 abrigos de animais. De acordo com Sônia, o investimento com a alimentação é o gasto mais alto dos abrigos, por isso todo dinheiro arrecadado será destinado a isso. A campanha pretende alimentar 549 animais, entre gatos, cães e cavalos. A arrecadação do dinheiro está sendo feita por meio do site Bicharia (www.bicharia.com.br/projeto/barrigona-de-verao-2016), plataforma de financiamento coletivo para ajudar a viabilizar projetos que envolvam animais carentes.
O projeto é derivado de outra iniciativa do Bicho de Rua, o Barriguinha Cheia, que teve sua primeira edição em julho de 2011 e, de lá para cá, já distribuiu cerca de 36 toneladas de ração canina e felina. No total, mais de 90 mil reais já foram investidos na compra de ração ao longo dos anos, sendo que uma parte desse valor também foi destinado à alimentação de cavalos a ONG Chicote Nunca Mais, também de Porto Alegre. A edição deste ano beneficiou 393 cães, 227 gatos e 36 cavalos, com a doação de quatro toneladas de ração.
Quem quiser ajudar o Barrigona de Verão tem até o dia 19 de dezembro para fazer sua doação. Depois disso, o grupo irá comprar a ração, que será distribuída antes do Natal. Sônia conta que os voluntários vão se reunir e cada um partirá para um dos abrigos beneficiados. "Todos saem mais ou menos na mesma hora, com os carros lotados. Com certeza, é o dia mais feliz e emocionante do ano para nós", acredita.