Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Economia

- Publicada em 08 de Outubro de 2015 às 22:24

Masal fará produção de guindastes

Fabricação deve começar no Rio Grande do Sul ainda no próximo ano

Fabricação deve começar no Rio Grande do Sul ainda no próximo ano


MASAL/DIVULGAÇÃO/JC
A gaúcha Masal firmou parceria com o grupo World Power para a produção de guindastes articulados veiculares. Representantes da empresa turca estiveram nessa quinta-feira no Estado para assinar o protocolo de intenções para desenvolver a iniciativa.
A gaúcha Masal firmou parceria com o grupo World Power para a produção de guindastes articulados veiculares. Representantes da empresa turca estiveram nessa quinta-feira no Estado para assinar o protocolo de intenções para desenvolver a iniciativa.
De acordo com nota distribuída pela Masal, "embora o Rio Grande do Sul concentre a maioria dos fabricantes de guindastes do Brasil, a indústria local ainda não produz equipamentos de classe mundial, panorama que irá mudar a partir desta parceria". A World Power é uma empresa conhecida por fabricar guindastes articulados de maior capacidade e com distribuição internacional.
O presidente da Masal, Claudio Bier, detalha que a ideia é realizar a montagem desses guindastes no Estado, sendo que uma parcela dos componentes será importada da Turquia. Apesar de a sede do grupo ser em Santo Antônio da Patrulha, a fabricação dos guindastes será feita na unidade de Farroupilha. A companhia está expandindo o complexo que conta atualmente com dois pavilhões que somam cerca de 3,2 mil metros quadrados. Já está sendo construído um novo espaço com 1.050 metros quadrados e está dentro dos planos um próximo, com 1,9 mil metros quadrados.
A primeira área deve ficar pronta neste ano e a outra em meados de 2016. O executivo salienta que o projeto será conduzido com recursos próprios, sem a necessidade de financiamentos. O investimento na preparação da planta para operar com a nova linha é estimado em cerca de R$ 3 milhões. A perspectiva é de que a fabricação dos guindastes no Rio Grande do Sul se inicie ainda no próximo ano. De acordo com Bier, a capacidade produtiva da planta dependerá do que o mercado apresentar de demanda.
Pela transferência de tecnologia, a World Power terá uma participação nas vendas. O custo dos guindastes pode superar o patamar de R$ 1 milhão. O dirigente da Masal comenta que os equipamentos têm capacidade para movimentar até 450 toneladas e podem ser aproveitados em segmentos como o da construção civil e infraestrutura.
"Com este acordo de transferência de tecnologia da World Power para a Masal, a indústria gaúcha ganhará visibilidade mundial, adquirindo potencial para exportar equipamentos para toda a América Latina", destaca o diretor comercial da empresa gaúcha, Thiago Santos Vitola. Bier acrescenta que o momento da crise é a hora de investir, porque quando as dificuldades forem superadas a companhia possuirá um produto consolidado no mercado.
Atualmente, o grupo Masal conta com mais de 200 colaboradores, número esse que poderá aumentar em virtude da parceria com o grupo turco. Mesmo com a crise financeira do País, a companhia gaúcha comemora a manutenção do seu quadro funcional e o fato de não ter tido necessidade de adotar o regime de lay-off nas suas fábricas.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO