Dependendo do setor em que uma empresa atua, a localização da sede é hoje secundária. Essa é pelo menos a experiência exitosa da 29 Sul de Teutônia, liderada por André Traichel e Felipe Diesel. Traichel morava e trabalhava em agências de publicidade de Porto Alegre, mudou-se de saco e mala para Teutônia em busca de qualidade de vida, abriu um café sem saber se teria cliente, quebrou e associou-se ao ex-cliente do café Felipe Diesel, que trabalhava em TI na cidade. Juntos desenvolveram um software, o Siga, para organizar o fluxo de agências de publicidade. Hoje, os dois dirigem a 29 Sul, com mais de 400 clientes em 19 estados e Angola, sempre a partir de Teutônia.
O fracasso do café
A ideia de André Traichel de abrir um café em Teutônia só poderia ter fracassado, reconhece ele hoje. Em primeiro lugar, a cidade não tinha um centro maior, nem seus moradores o hábito de tomar café fora, porque o tomavam em casa (de graça), menos ainda um café mais elaborado (e caro).
O GPS nos táxis
A EPTC deverá publicar até o dia 15 deste mês o edital para escolher a empresa que irá instalar GPS na frota de táxis de Porto Alegre, com vistas ao controle online de todos eles, que também irá flagrar os maus, como os que exploraram estrangeiros em recente torneio esportivo mundial. Mas, no mesmo torneio, informa o presidente, Vanderlei Cappellari, mais de 20 devolveram objetos deixados nos veículos.
Purificador de água
A chegada do calor aumenta a procura de purificadores de água sobretudo os que eliminam todas as bactérias. Curiosamente, à semelhança dos automóveis, seus fabricantes lançam novos modelos de meio em meio ano, para estimular a troca, segundo o diretor da Wat Sul de Porto Alegre, Ernandes Bastianello, que acaba de receber o mais recente da Serbran, o Polo Water.
Tendências do varejo
A missão da CDL Porto Alegre a Nova Iorque em janeiro para participar do BIG Show da NRF e das visitas técnicas às lojas selecionadas é a grande chance dos lojistas gaúchos conhecerem as últimas tendências do setor. O interesse maior do gerente de TI das Lojas Lebes, Luís Roberto Prates Broca, que vai pela segunda vez, é conferir o diferencial competitivo de cada loja visitada.
Imposto na origem ou no destino
Uma das graves distorções tributárias, entre tantas existentes no Brasil, é o local de recolhimento do Imposto sobre Serviços (ISS) no leasing e em cartões de crédito, lembrou a ministra Ideli Salvatti, que estará reunida nesta sexta-feira em Porto Alegre com os prefeitos gaúchos. O STJ definiu que deve ser no domicílio do prestador de serviço. A ministra apresentou projeto quando senadora, com o apoio da CNA, mandando recolher o imposto do leasing no domicílio do tomador de serviço e do cartão de crédito e débito no local de seu uso, onde se realiza a compra e venda de serviços e mercadorias. A ideia é promover uma distribuição mais justa do imposto entre os municípios.