STF forma maioria por condenação de Fernando Collor

Os votos foram formados a partir do voto do relator, ministro Edson Fachin, que se manifestou na quarta-feira pela condenação do ex-parlamentar a 33 anos e 10 meses de prisão

Por Agência Brasil

Ministro Edson Fachin se manifestou por pena de 33 anos para Collor
A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votou nesta quinta-feira (18) pela condenação do ex-senador e ex-presidente Fernando Collor (PTB-AL) por corrupção passiva e lavagem de dinheiro em um processo da Operação Lava Jato. Até o momento, o placar do julgamento é de 6 votos a 1 pela condenação. Após os votos, a sessão foi suspensa e será retomada na próxima quarta-feira.
Os votos foram formados a partir do voto do relator, ministro Edson Fachin, que se manifestou na quarta-feira pela condenação do ex-parlamentar a 33 anos e 10 meses de prisão. Dois ex-assessores também podem ser condenados no caso. As informações são da Agência Brasil.
Para Fachin, Collor foi responsável por indicações políticas para a BR Distribuidora, empresa subsidiária da Petrobras, e recebeu R$ 20 milhões como contraprestação à facilitação da contratação da UTC Engenharia.
Além do relator, também votaram pela condenação os ministros Alexandre de Moraes, André Mendonça, Luís Roberto Barroso, Luiz Fux e Cármen Lúcia. A pena total de Collor ainda não foi definida.
A Corte julga uma ação penal de agosto de 2017. Segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR), o ex-presidente teria recebido pelo menos R$ 20 milhões de propina pela influência política na BR Distribuidora entre 2010 e 2014.
O ministro Nunes Marques votou pela absolvição de Collor. Para o ministro, não ficou comprovado que ele tenha se beneficiado de desvios na BR Distribuidora.