Prefeito Sebastião Melo quer segurança privada nos parques de Porto Alegre

Sebastião Melo se compromete em reabrir a Usina do Gasômetro ainda em 2023

Por JC

Entrevista especial com o prefeito Sebastião Melo.
Diego Nuñez, Bruna Suptitz e Nikelly de Souza
Em meio a debates sobre concessões de parques importantes de Porto Alegre, como a histórica Redenção, o Marinha, o Trecho 3 da Orla do Guaíba e a Orla do Lami, Sebastião Melo (MDB) estuda outras alternativas para áreas verdes da capital gaúcha.
O prefeito quer utilizar o parque Chico Mendes, localizado na Zona Norte da cidade, como um local de testes para o uso de segurança privada em parques, em uma experiência que poderia ser reproduzida em outras localidades.
Nesta entrevista ao Jornal do Comércio, no mês de aniversário de Porto Alegre, Melo explica por que acredita que este é o caminho para coibir a violência noturna nos parques, se compromete em reabrir a Usina do Gasômetro ainda em 2023, a enviar o projeto do Plano Diretor para o Legislativo até o final do ano, relata como pretende realizar a concessão do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) e se esquiva sobre a reeleição.
Jornal do Comércio - O seu governo chegou à metade do mandato. Qual será a marca da gestão Sebastião Melo?
Sebastião Melo - Somos um governo que tem muito cuidado com o social, com a educação, com a inovação, com a zeladoria da cidade. A prefeitura é um conjunto de ações que faz a cidade funcionar. Acho que a marca do governo é de diálogo, de entrega, de melhorar a ambiência de negócios na cidade, a autoestima do Porto Alegrense, essa é a marca.
JC - A marca não poderia, ou até deveria, ser a conclusão do Plano Diretor?
Melo - O Plano Diretor esteve interrompido por causa da pandemia. Tivemos um problema com a Universidade Federal (do Rio Grande do Sul, Ufrgs), tivemos que mudar a rota. Diria que, por linhas tortas, acho que acertamos, porque as cidades que nascem depois da pandemia são outras cidades. Fazer uma reforma do Plano Diretor durante a maior crise sanitária, talvez brotasse ali um plano diretor que se esgotasse logo em seguida. E o Plano Diretor é a linha geral. Não há Plano Diretor ideal, é o possível. Outro tema dentro do Plano Diretor é a  

Perfil

Sebastião de Araújo Melo nasceu em Piracanjuba, no estado de Goiás. Tem 64 anos, é casado com Valéria Leopoldino e tem dois filhos: Pablo e João Artur. Até os 15 anos, Melo trabalhou no campo, como lavrador, e mudou-se para Porto Alegre em 1978, onde se filiou ao MDB, seu único partido até hoje. Para poder concluir e custear os estudos de Segundo Grau no Colégio Marechal Floriano, trabalhou em lancheria no centro da cidade. Também foi carregador de caixotes nas Centrais de Abastecimento (Ceasa) e vendedor em lojas de material de construção. Cursou Direito na Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Iniciou-se na política estudantil ao presidir o centro acadêmico. Atuou como advogado e exerceu o cargo de conselheiro estadual da Ordem dos Advogados do Brasil. Em 2000, elegeu-se pela primeira vez vereador de Porto Alegre, reelegendo-se em 2004 e em 2008. Após o terceiro mandato, foi eleito vice-prefeito em 2012 na chapa de José Fortunatti (PDT, 2012-2016). Foi candidato a prefeito em 2016, mas não se elegeu. Em 2018, foi eleito deputado estadual. Em 2020, concorreu à prefeitura da Capital e foi eleito no segundo turno com 370.550 votos.