Ex-deputado e ex-ministro Eliseu Padilha morre aos 77 anos em Porto Alegre

Padilha estava internado devido a complicações de um câncer

Por JC

Hábil articulador, Padilha foi ministro em três governos da República
Um dos políticos gaúchos mais ativos na cena nacional ligado ao MDB nos anos recentes, o ex-deputado federal e ex-ministro Eliseu Padilha, morreu no fim da noite desta segunda-feira (13) em Porto Alegre. Colegas de partido lamentaram, em postagens em redes sociais, o falecimento de Padilha, que lutava contra um câncer. 
Ele estava internado no Hospital Moinhos de Vento desde o fim de fevereiro devido a complicações de um câncer no estômago. Padilha tinha 77 anos. 
LEIA TAMBÉM: entrevista que o ex-ministro concedeu ao jornal em 2019.

Políticos lembram trajetória de Padilha

Recebo com pesar a notícia da morte de Eliseu Padilha, líder habilidoso e dedicado ao RS e ao Brasil, que serviu como ministro de três presidentes da República. Meus pensamentos e solidariedade vão para sua família e amigos neste momento de tristeza.

Eduardo Leite (PSDB),
governador do RS

É com profunda tristeza que me despeço de quem foi companheiro, amigo e um dos meus maiores incentivadores na minha trajetória na vida pública: Eliseu Padilha. Emedebista raiz, político nato e um líder que sempre acreditou nos seus.

Gabriel Souza (MDB),
vice-governador do RS

Meus sentimentos à família de Eliseu Padilha, à sua esposa Simone, filhos e netos pela perda. Além da relevante atuação enquanto ministro e deputado federal, Padilha se destacou na história da política brasileira como um articulador, com grande capacidade de conciliação e diálogo.

José Ivo Sartori (MDB),
ex-governador do RS

Se despede o querido amigo ex-ministro Eliseu Padilha! Lutou pela vida como o herói que sempre foi! Uma história de lutas numa vida pública tão honrada, digna, exemplar! Seu Rio Grande sua paixão! O MDB sua coerência! A Simone, filhos, amigos, meus sentimentos! Descansará em paz com Deus.
Henrique Alves, ex-ministro
Acabo de receber a notícia da morte do ex-ministro e ex-deputado federal Eliseu Padilha. Grande amigo e conselheiro, certamente um dos melhores quadros políticos que já conheci. 

Helder Barbalho (MDB),
governador do Pará

O ex-ministro Eliseu Padilha falece aos 77 anos. Integrante do grupo liderado por Michel Temer, foi um dos principais articuladores do MDB. Nossos sentimentos.
Alvaro Dias (Pode), ex-senador
O Cidadania lamenta o falecimento do ex-deputado e ex-ministro Eliseu Padilha. Nossos sentimentos a família e amigos.

Roberto Freire,
presidente do Cidadania