Prefeitura provoca debate sobre mais prédios na orla do Guaíba

Vice-prefeito de Porto Alegre, Ricardo Gomes diz que objetivo foi chamar o público para a conferência do Plano Diretor

Por Cláudio Isaías

Melo garantiu que não existem novos projetos além dos já divulgados
"Ricardo, tu achas que a gente deve ter mais prédios na orla?". A pergunta foi feita pelo secretário do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade de Porto Alegre, Germano Bremm, na abertura de um vídeo nas redes sociais, divulgado poucos dias antes da Conferência do Plano Diretor de Porto Alegre, que teve início nesta terça-feira, 7 de março, na Pucrs.
O vice-prefeito da Capital, Ricardo Gomes (PL), responde que a cidade teve origem na beira do Guaíba, depois se afastou dele, e agora, com uma nova relação com o rio no atual momento, "a hora de discutir isso (mais prédios na orla) é no novo Plano Diretor".
"É o momento de discutir se vamos mais ter mais prédios na orla, a altura (dos prédios) que é sempre um tabu no planejamento urbano", completa Gomes. O vice-prefeito conclui fazendo um convite para que todos participem da Conferência do Plano Diretor e possam decidir o que é melhor.
O secretário Bremm vai além e faz uma nova provocação no vídeo, antes de convidar o público a participar da Conferência do Plano Diretor: "Será que a gente tem que levar os prédios um pouco mais próximos da orla? Será que temos que manter essas áreas isoladas? A gente viaja pelo mundo e vê cidades mais próximas, tem uma orla durante toda a semana, não apenas no fim de semana", conclui o titular do Meio Ambiente e Urbanismo.
Questionado por que a prefeitura provocou o debate sobre mais prédios na orla e se há um projeto do Executivo sobre o tema, o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), negou que exista algo além do que já está posto atualmente.
Melo citou a
O prefeito afirmou que talvez se mude os Termos de Permissão de Uso (TPUs) para que as escolas possam utilizar o espaço para a realização de outros eventos como um show ou uma feira de gastronomia.