Educação é tarefa de todas as pastas, diz Leite a secretariado

Governador do RS designa a vice escritório de projetos especiais

Por Diego Nuñez

Governador realizou nesta quinta-feira no Palácio Piratini primeira reunião do secretariado da nova gestão
Na primeira reunião do secretariado na nova gestão, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB) deixou um recado claro para o primeiro escalão do seu governo: a educação deve ser prioridade de todos.

Principal área deste seu segundo governo, Leite entende que o avanço no ensino gaúcho não deve se limitar apenas à reunião dos governadores com os três Poderes). Nesse momento, é muito importante que os líderes políticos do país se alinhem em defesa de Estado Democráticos de Direito”, declarou.

Nova titular da Fazenda alerta secretários sobre restrições impostas pelo RRF

Durante a primeira reunião do secretariado do segundo governo Eduardo Leite (PSDB), três titulares do primeiro escalão tiveram a oportunidade de fazer explanações mais extensas sobre suas respectivas secretarias. Uma delas foi Pricilla Maria Santana, nova secretária da Fazenda.

Empossada na quarta-feira (11) como a primeira mulher a conduzir a Fazenda estadual, Pricilla destacou, aos demais secretários, a importância de se observar as restrições impostas pelo Regime de Recuperação Fiscal (RRF) e falou sobre como lidar com o acordo que retoma o pagamento da dívida do Estado com a União.

Ela era subsecretária de Relações Financeiras Intergovernamentais da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) desde 2015. O órgão atuou de forma muito próxima ao Piratini durante as negociações para o acordo do RRF.

Antes, o secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos Júnior (PSDB), explicou a relação da secretaria com a Assembleia Legislativa e sobre o próprio preenchimento de cargos no governo. O procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, explicou a estratégia jurídica da PGE na atuação com as secretarias.
O governador empossou pessoalmente Pricilla na Fazenda. Na ocasião, afirmou que a secretária seguirá a linha política e conceitos econômicos implementados no Estado em seu primeiro mandato. “Vamos seguir defendendo e trabalhando pelo equilíbrio financeiro para viabilizar políticas públicas de maneira sustentável e em prol da população", disse Leite.
A secretária destacou que dará continuidade à gestão técnica conduzida pelo então secretário Leonardo Busatto e, anteriormente, pelo ex-secretário Marco Aurélio Cardoso. "Mantém-se a mesma linha de trabalho que vem sendo trilhada até aqui. Quero contribuir para que possamos seguir nessa trajetória, com o importante trabalho realizado pelas equipes da Fazenda”, disse.
Pricilla é graduada em Direito pela Universidade do Distrito Federal e em Economia e História pela Universidade de Brasília (UnB) e mestra em Direito Tributário pela Universidade Católica de Brasília. Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Ministério da Economia desde 1998, foi gerente-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) entre 2005 e 2009.