{{channel}}
Delegado da PF Sandro Caron é anunciado para a Secretaria de Segurança Pública
O governador diplomado, Eduardo Leite (PMDB), convocou uma coletiva de imprensa para anunciar a novidade
O delegado da Polícia Federal Sandro Caron foi anunciado, na manhã desta sexta-feira (23), para a Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul. O governador diplomado, Eduardo Leite (PSDB), convocou uma coletiva de imprensa para revelar a novidade. O vice-governador diplomado, Gabriel Souza (MDB), e o atual chefe do executivo estadual, Ranolfo Vieira Júnior, estavam presentes no evento.
Caron tem 47 anos, é gaúcho de Porto Alegre e delegado da Polícia Federal desde 1999. Cumpriu inúmeras funções estratégicas na corporação. Em 2011, assumiu o cargo de Superintendente Regional da Polícia Federal no Estado do Ceará. Em 2013, de Superintendente Regional da Polícia Federal no Estado do Rio Grande do Sul.
Ao anunciar o novo titular da pasta, Leite destacou o trabalho de Caron na secretaria do estado nordestino: "Lá no Ceará ele teve uma atuação importante, especialmente num momento seguinte a uma crise que houve na segurança pública daquele estado, e onde teve a oportunidade de mostar sua capacidade técnica e a sua habilidade, também, política para a gestão de uma secretaria complexa como essa, o que é muito importante para nós".
O futuro secretário agradeceu ao governador diplomado, ao atual chefe do executivo estadual, Ranolfo Vieira Júnior (PSDB), e falou sobre sua felicidade em voltar a trabalhar no Rio Grande do Sul. Destacar minha alegria de estar, depois de oito anos, retornando ao nosso Estado, e principalmente em poder contribuir ao Rio Grande do Sul, que já vem fazendo um grande trabalho na Segurança Pública, vem alcançando grandes reduções de indíces de criminalidade, é um dos grandes exemplos positivos na Segurança do Brasil", disse Caron.
Caron também agradeceu o trabalho que vinha sido exercido na pasta: "pretendemos junto com todos vocês, seguir por esse caminho, buscar avanços, mas com a certeza de que a Segurança Pública do RS está no caminho certo, e destacar também o grande trabalho realizado pelo coronel Santa Rosa à frente da Secretaria de Segurança. É um prazer contribuir para o Estado".
Em 2015, assumiu a função de Diretor de Inteligência Policial do Departamento de Polícia Federal. Em 2017, de Adido Policial em Lisboa. Em Setembro de 2020, de Secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará.
"Trará experiência para nos ajudar a combater a criminalidade. Bem-vindo", disse Leite, após tornar o nome do titular da pasta público.
Futuro secretário fala sobre feminincídios em alta no RS
Os índices de criminalidade do Rio Grande do Sul estão em baixa, há exceção de uma área muito importante. Os casos de femincídio vêm aumentando no Estado, e o futuro secretário de Segurança Pública se manifestou sobre sua atuação neste assinto. "É uma área que exige, além de atuação das polícias, de outras áreas do Estado. Temos o modelo de algumas ações exitosas, também ações realizadas em outros estados do Brasil, então então vamos discutir, depois, com o governadorEduardo Leite novas medidas a serem implementadas. Questões como por exemplo monitoramento eletrônico de agressores, medidas tenológicas aliadas à atuação efetiva das polícias, para que se possa punir efetivamente os agressores e investimento também em outras áreas, dentro desta transversalidade, que são fundamentais para a redução dos feminicídios e violência doméstica", disse Caron.