Lula oficializa Haddad, Rui Costa, Múcio, Dino e Vieira como ministros

Lua prevê que as pessoas vão questionar a falta de mulheres e negros

Por Mauro Belo Schneider

Anúncio foi realizado na manhã desta sexta-feira em Brasília
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou cinco ministros na manhã desta sexta-feira (9). Fernando Haddad será o ministro da Fazenda; Rui Costa, governador da Bahia, ministro da Casa Civil; José Múcio, ministro da Defesa; Flávio Dino, governador Maranhão, fica com a pasta da Justiça; e Mauro Vieira, com a das Relações Exteriores.
“Essa é a transição mais democrática já feita na história das transições. Tomei a decisão de apresentar alguns ministros e possivelmente na semana que vem apresente mais um pouco”, disse Lula no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de Brasília.
Lula prevê que as pessoas vão questionar a falta de mulheres e negros, mas garantiu que “vai chegar a hora que vão ter mais mulheres do que homens e mais companheiros afrodescendentes”.
O presidente eleito afirmou, ainda, que está definindo quais ministérios e secretarias serão criadas. "Vamos nos preparar para, no dia 1º de janeiro, começar a governar esse País."
Lula justificou que os escolhidos estão aptos para exercer as funções que lhes foram delegadas. "Vamos tentar montar um governo que seja a cara da sociedade brasileira em sua plenitude", garantiu, ao lado da presidente do partido, Gleisi Hoffmann.