Moraes impõe ao PL multa de R$ 22,9 milhões por 'má-fé' após pedido de anulação de votos

Presidente do TSE ordenou que Valdemar Costa Neto seja investigado no inquérito que apura financiamento de movimentos antidemocráticos

Por Agência Estado

Alexandre de Moraes autorizou a operação contra empresários por troca de mensagens em aplicativo sugerindo golpe de Estado
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, impôs ao Partido Liberal (PL) uma multa de R$ 22,9 milhões por litigância de má-fé em razão da ação em que a legenda do presidente Jair Bolsonaro pediu a anulação dos votos de 279,3 mil urnas eletrônicas no segundo turno da eleição presidencial. O ministro ordenou ainda que o presidente do partido, Valdemar Costa Neto, seja investigado no inquérito que apura "o financiamento de movimentos antidemocráticos".
Moraes também determinou bloqueios imediatos do Fundo Partidário das legendas que compuseram a coligação de Bolsonaro. "Os partidos políticos, financiados basicamente por recursos públicos, são autônomos e instrumentos da democracia, sendo inconcebível e inconstitucional que sejam utilizados para satisfação de interesses pessoais antidemocráticos e atentatórios ao estado de direito, à Justiça Eleitoral e a soberana vontade popular", anotou o ministro. As informações são da Agência Estado.
A decisão de Moraes foi dada horas depois de o PL informar ao TSE que não iria seguir a determinação do ministro de aplicar o mesmo critério de questionamento nos votos do primeiro turno, quando a sigla elegeu ampla bancada de parlamentares, na representação que pede a invalidação dos votos do segundo turno.
O PL alegou que seria "medida açodada" envolver "milhares de candidatos" que disputaram as eleições no primeiro turno e que a proposta "traria grave tumulto processual". O argumento do partido é de "mau funcionamento" das máquinas e que, com a anulação dos votos, Bolsonaro seria reeleito. Especialistas já apontaram que a argumentação do partido não tem lastro e não indica fraude nem falhas na contagem dos votos.
Segundo Moraes, "os argumentos" da coligação de Bolsonaro "são absolutamente falsos, pois é totalmente possível a rastreabilidade das urnas eletrônicas de modelos antigos". "A total má-fé da requerente em seu esdrúxulo e ilícito pedido, ostensivamente atentatório ao estado democrático de direito e realizado de maneira inconsequente com a finalidade de incentivar movimentos criminosos e antidemocráticos."
Nesta quarta-feira (23), em entrevista, Valdemar Costa Neto insistiu na tese da anulação das urnas. "Não pode haver dúvida sobre o voto, tem de ser seguro. Por isso fizemos o levantamento", disse. O presidente do PL disse que seu objetivo é "evitar fantasmas" sobre as eleições de 2022. Ele não reprovou as manifestações em frente a sedes militares. Apoiadores de Bolsonaro pedem intervenção federal para impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), presidente eleito. "O povo é livre para se manifestar, desde que não crie problemas de trânsito."