Secretário da Fazenda apresenta proposta de IPTU digital para Porto Alegre a partir de 2023

Guia terá a opção de ser entregue de forma digital, gerando uma economia de R$7 milhões aos cofres públicos

Por Nikelly de Souza

Fantinel adiantou que haverá novos descontos para os contribuintes
O secretário da Fazenda de Porto Alegre, Rodrigo Fantinel, esteve na Câmara Municipal para apresentar aos parlamentares um projeto que trará inovações para o pagamento do IPTU de 2023, uma delas se trata da disponibilização da guia do imposto, que será entregue ao contribuinte também de forma digital, através do e-mail.
A prefeitura projeta que, após passar essa primeira fase de adaptação, a população de Porto Alegre irá migrar para o pagamento da guia exclusivamente de forma digital, dispensando o formato impresso, o que irá gerar uma economia de R$7 milhões à prefeitura.
Além da economia para a cidade, Fantinel garante que o contribuinte também terá descontos no pagamento do IPTU. Junto ao desconto tradicional oferecido para pagamentos à vista, o contribuinte também receberá um benefício caso não tenha nenhum atraso em pagamentos anteriores, gerando um desconto de 3% sobre o valor da guia. 
Outro desconto será aplicado para contribuintes que disponibilizam o CPF (Cadastro de Pessoa Física) através da Nota Fiscal Eletrônica. Neste caso o desconto é progressivo - sendo maior conforme o número de notas cadastradas. Mais detalhes devem ser divulgados nesta terça-feira (22), em coletiva de imprensa da Secretaria da Fazenda.
Fantinel afirmou que a prefeitura fará uma campanha para informar a população sobre a nova opção de pagamento do imposto e pediu ajuda dos vereadores para realizar essa divulgação.