Oposição pede que Augusto Nardes compareça a Câmara dos Deputados

A fala, revelada pela Folha de S.Paulo, sugere uma suposta articulação de golpe militar para impedir a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva

Por JC

ESA316 - BRASÍLIA, DISTRITO FEDERAL, BRAZIL : AUGUSTO NARDES, MINISTER OF THE FEDERAL ACCOUNTS COURT, GESTURES DURING A SESSION OF THE CASE OF ILLEGALITIES DURING THE FIRST GOVERNMENT OF DILMA ROUSSEFF, IN BRASILIA ON OCTOBER 7, 2015. THE GOVERNMENT OF BRAZILIAN PRESIDENT DILMA ROUSSEFF BROKE THE LAW IN ITS HANDLING OF BUDGETARY ACCOUNTS LAST YEAR, THE COURT RULED, IN A DECISION POTENTIALLY OPENING THE WAY FOR IMPEACHMENT PROCEEDINGS. AFP PHOTO/ANDRESSA ANHOLETE
A deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS) protocolou um requerimento, nesta segunda-feira (21), para que o ministro do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes, compareça à Câmara dos Deputados para explicar as insinuações que fez em áudios vazados sobre a possibilidade de um golpe de Estado.
Em áudio divulgado no WhatsApp, o ministro, apoiador do presidente Jair Bolsonaro, disse ver um "movimento forte nas casernas" rumo a um "desenlace bastante forte na nação". A fala, revelada pela Folha de S.Paulo, sugere uma suposta articulação de golpe militar para impedir a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva.
“É inadmissível a participação de um ministro do TCU em conspiração golpista! As falas de Augusto Nardes são absolutamente incompatíveis com a Constituição Federal, violam as liberdades democráticas, desrespeitam o resultado das urnas e é urgente que o ministro vá ao Plenário da Câmara dos Deputados se explicar pelas falas golpistas.”, explica Fernanda.
Foram encaminhados requerimentos para a Comissão de Constituição e Justiça e para a Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público e ao plenário da casa. Além disso, a bancada do PSOL na Câmara também protocolou uma representação na Corregedoria do TCU contra o ministro.
Em nota, o TCU informou que Nardes "lamenta profundamente a interpretação que foi dada sobre um áudio despretensioso gravado apressadamente e dirigido a um grupo de amigos. Para que não pairem dúvidas, esclarece que repudia peremptoriamente manifestações de natureza antidemocrática e golpistas, e reitera sua defesa da legalidade e das Instituições republicanas."