Candidatos ao governo do RS participam do primeiro debate na TV neste domingo

Confirmaram presença Edegar Pretto (PT), Eduardo Leite (PSDB), Luis Carlos Heinze (PP), Onyx Lorenzoni (PL), Vieira da Cunha (PDT), Vicente Bogo (PSB), Ricardo Jobim (Novo) e Roberto Argenta (PSC)

Por Luciane Medeiros

Agenda do dia dos candidatos ao governo do Rio Grande do Sul
A Band TV realiza na noite deste domingo (7) o primeiro debate entre os candidatos ao governo do Rio Grande do Sul, a partir das 21h. A transmissão será simultânea pelo canal da Band RS no YouTube, Rádios Bandeirantes FM 94.9 e BandNews FM 99.3 e por emissoras do interior.
Confirmaram presença no debate os proponentes ao Palácio Piratini Edegar Pretto (PT), Eduardo Leite (PSDB), Luis Carlos Heinze (PP), Onyx Lorenzoni (PL), Vieira da Cunha (PDT), Vicente Bogo (PSB), Ricardo Jobim (Novo) e Roberto Argenta (PSC).
Oziris Marins, mediador do debate, explica que participarão os candidatos de partidos com representação legislativa, conforme determina a Justiça Eleitoral. Sendo assim, no caso do Rio Grande do Sul serão oito participantes na noite deste domingo.
O apresentador diz que o programa vai privilegiar o enfrentamento direto de candidato para candidato. Serão 5 blocos ao longo das duas horas do programa. Na primeira parte, cada candidato responderá a uma pergunta elaborada pelo Grupo Bandeirantes, tendo 1 minuto para falar.
O segundo bloco terá as perguntas feitas entre os candidatos, com a ordem já sorteada. Será 30 segundos para cada pergunta, 1,30 min para resposta, 1 minuto para a réplica e 30 segundos de tréplica. “Todos perguntam e todos respondem”, explica o apresentador da Band TV.
No terceiro bloco, cada candidato escolherá na hora para quem vai perguntar, mas não será possível que o mesmo seja questionado mais de uma vez. O quarto bloco retoma a estrutura do segundo, já estabelecido por sorteio quem irá perguntar a quem.
No quinto bloco serão realizadas as considerações finais, devendo durar em torno de 1 minuto. Para manter os protocolos sanitários, cada candidato poderá ter apenas um assessor, que entrará no estúdio no intervalo comercial.
A emissora já tem a data do debate do segundo turno, caso o pleito não tenha um vencedor já no dia 2 de outubro: será no dia 5.
Além do Estado, a emissora também realizará o programa entre os proponentes aos governos do Amazonas, Bahia, Minas Gerais, Paraná, Paraíba, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte. Após o término dos debates, o Canal Livre fará um rescaldo dos principais pontos abordados em todos os estados onde ocorreu a transmissão.