Vereador Mauro Zacher morre aos 46 anos após prova de natação em Fortaleza

Parlamentar pelo PDT em Porto Alegre, Zacher teve um mal súbito durante competição nacional de natação

Por Fernanda Soprana

Visita do Economista e Vereador Mauro Zacher - Nesta quinta ele lança na Câmara a Freente Parlamentar em Defesa da Continuidade do Projeto Masterplan 4D, que visa a revitalização do Quarto Distrito de Porto Alegre.
e Marcus Meneghetti
Atualizada às 18h30min
Aos 46 anos, o vereador Mauro Zacher (PDT) faleceu neste domingo (26) devido a um mal súbito durante prova de natação em mar aberto em Fortaleza (CE). O parlamentar exercia o quinto mandato consecutivo na Câmara Municipal de Porto Alegre. Ele presidiu o Legislativo da Capital em 2012 e foi secretário municipal da Juventude na gestão do prefeito José Fogaça (MDB), e secretário municipal de Obras no governo José Fortunati (então PDT).
Adepto do esporte, Zacher foi à capital cearense junto com a esposa, Anete Gilster Zacher, para disputar a 6ª etapa da Copa Brasil de Águas Abertas da Associação Brasileira Masters de Natação (ABMN), com provas de 1,5 quilômetro e 5 quilômetros. Ele sofreu um mal súbito durante a competição. Foi socorrido e levado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Praia do Futuro. Contudo, após as tentativas de reanimação, veio à óbito devido a uma parada cardíaca nesta manhã.
O corpo sairá de Fortaleza em voo da empresa Gol na manhã desta segunda-feira (27). A previsão é que o voo chegue em Porto Alegre na noite de segunda, em razão das escalas. Ainda não há horário do velório e enterro.
Além da esposa, Mauro Cesar Zacher deixa os filhos Léo e Martina, a mãe Sandra e os irmãos Flávio e Jésica. A assessoria informa que, junto à família e apoio do PDT, trata do translado do corpo neste momento.
Ao saber da morte do vereador, o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), decretou luto oficial de três dias na cidade. "A vida é mesmo um sopro. Com choque e profunda tristeza recebo a notícia do falecimento precoce do vereador Mauro Zacher, em viagem a Fortaleza. Estamos dedicados a dar todo suporte à família. Em respeito à sua memória e contribuições a Porto Alegre, será decretado luto oficial", divulgou Melo em suas redes sociais. 
O presidente da Câmara Municipal, Idenir Cecchim (MDB), também lamentou o falecimento de Zacher. "Recebemos com profundo pesar e perplexidade o falecimento do amigo vereador de Porto Alegre, Mauro Zacher. Aos 46 anos, ele sempre foi um exemplo de trabalho em prol da população, seriedade e boa política. Uma indescritível perda para o parlamento, para os amigos e para o Rio Grande", escreveu Cecchim em sua conta no Twiiter. 
Outras lideranças também usaram as redes sociais para lamentar a morte do vereador. O candidato à presidência da República pelo PDT, Ciro Gomes, recebeu "com muita tristeza" a notícia. Em um tuíte, Ciro lembrou que esteve com Zacher no início de junho. "Estive com ele no início deste mês, quando me concedeu a honra do título de cidadão de Porto Alegre. Lamento muito esta perda. Meus sentimentos a toda sua família nas pessoas de sua esposa Anete e seu irmão, meu amigo, Flávio Zacher."
O ex-prefeito de Porto Alegre José Fortunati (União Brasil) também se manifestou. "É com tristeza e perplexidade que recebo a notícia do falecimento do querido amigo e parceiro Mauro Zacher. Que Deus conforte a querida Anete, os filhos Léo e Martina, e a mãe dona Sandra", escreveu em seu perfil no Facebook.

Vida e carreira de Mauro Zacher

Economista formado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucrs), Zacher elegeu-se vereador para o primeiro de quatro mandatos ininterruptos em 2004 pelo PDT. Ele seguia carreira na quinta legislatura consecutiva na Câmara porto-alegrense, consolidando-se como o vereador com o maior número de reeleições ininterruptas atualmente.
No Parlamento, relatou inúmeros projetos importantes para a cidade, como o Plano Diretor Cicloviário Integrado (PDCI) e o Plano Diretor da cidade. Zacher também é autor da Lei 10.886, que instituiu políticas de prevenção e combate ao Bullying. Foi presidente das comissões de Educação e Cultura (Cece), de Constituição e Justiça (CCJ) e, até então, presidia a Comissão de Economia, Finanças, Orçamento e do Mercosul. Em 2012, presidiu a Câmara Municipal. Chegou a ser prefeito interino na oportunidade.
Como secretário de Obras recebeu por duas vezes o prêmio de excelência em gestão, com avaliação máxima recebida pelo Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP). Zacher ainda foi presidente do Diretório Metropolitano do PDT e integrante dos diretórios nacional e estadual do partido. Na Câmara Municipal, foi líder do governo Fortunati e atualmente representava o partido como líder da bancada.