Mauro Pinheiro cogita sancionar projeto de lei da oposição

Por

O presidente da Câmara Municipal, Mauro Pinheiro (PT), deve assumir a prefeitura de Porto Alegre interinamente amanhã. O petista, que é um dos integrantes da oposição ao governo José Fortunati, sinalizou que poderá sancionar o projeto de lei que proíbe a contratação de empresas doadoras de campanhas no município, caso haja condições legais.
A matéria é de autoria do vereador Marcelo Sgarbossa (PT) e foi contestada por integrantes da base aliada durante votação na Câmara de Vereadores. O projeto esteve aguardando uma possível renovação de votação retirada em maio. Desde então, o proponente iniciou campanha para a sansão do texto.
"Se o (projeto) do Marcelo estiver em condições de ser aprovado seria uma honra", afirmou Pinheiro. O vereador disse que dedicará sua agenda de prefeito por um dia para tratar de questões relacionadas ao estabelecimento de um posto de saúde na Zona Norte.
Pinheiro é o terceiro na sucessão do Executivo municipal. O prefeito José Fortunati (licenciado do PDT) está em viagem pela Europa, desde o dia 15, onde cumpre agenda da Frente Nacional dos Prefeitos ? incluindo uma reunião com o Papa Francisco, em Roma.
Já o vice-prefeito, SebastiãoMelo (PMDB), terá compromissos oficiais em Brasília. Sua ida era prevista para ontem, mas em decorrência das chuvas, foi adiada. Melo disse que não há uma preocupação com qualquer matéria em tramitação no Executivo que tenha sido proposta pela oposição. "Na democracia isso é muito saudável. Sei das minhas responsabilidades como vice-prefeito e o Mauro sabe de suas responsabilidades como presidente do Legislativo."
O comando do Legislativo ficará a cargo do vereador Paulo Brum (PTB), 1º vice-presidente da Câmara.