Novo centro de dados da prefeitura de Canoas funciona em um container

Por

A prefeitura de Canoas inaugurou, nesta terça-feira (23), o novo centro de processamento de dados do município, dentro de um container. O Data Center Container é uma tecnologia que oferece vantagens na mobilidade e possibilidade de expansão em relação a um data center convencional.

O prefeito de Canoas, Jairo Jorge, destacou que todos os processos da Prefeitura são realizados a partir do uso da tecnologia da informação, promovendo o aprimoramento e a qualificação do serviço público. "O Data Center é um investimento fundamental para o presente e para o futuro, porque nossa vida depende da capacidade, da celeridade, da velocidade das informação e da transparência que temos de ter nos nossos atos com servidores públicos", afirmou em nota divulgada pela prefeitura.
O presidente da Fundação Municipal de Tecnologia da Informação e Comunicação de Canoas (CanoasTec), José Eduardo Bueno, reiterou a importância da tecnologia de informação. "O Data Center Container garantirá, portanto, informações do Município 24 horas por dia, dando estabilidade e disponibilidade aos sistemas", explicou.
O Container Data Center é equipado com climatização de precisão, sistemas de controle de acesso e monitoramento, detectores precoces de incêndio e dispositivos de combate e extinção de fogo. O Data Center conta também com equipamentos para fornecimento ininterrupto de energia, o que torna ele autosuficiente em relação a possíveis quedas de energia.
Orçado em R$ 1,55 milhão, o investimento do Município para a instalação do Data Center é oriundo de recurso do Banco Corporação Andina de Fomento (CAF), destinado ao financiamento parcial do Programa Integrado de Investimentos para Revitalização e Ampliação da Infraestrutura Urbana de Canoas, o "Canoas para Todos".

O próximo investimento em tecnologia, segundo Jairo Jorge, será disponibilizar a conexão de internet por wi fi em espaços públicos da cidade.