{{channel}}
SDECT divulga ações prioritárias e indicadores de desempenho para 2015
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT) divulgou nesta segunda-feira (15) os indicadores e projetos prioritários que integram o Acordo de Resultados, com entrega até dezembro de 2015. No anúncio, foram instituídas metas de desempenho para nove projetos da pasta e de instituições vinculadas, entre elas: definidos projetos prioritários para as áreas de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e Inovação e Arranjos Produtivos Locais e Extensão Produtiva.
“As medidas têm como objetivo estimular o estabelecimento de novas empresas no Estado, através de instrumentos que facilitam a decisão de investimento, fortalecer as que já estão instaladas e instituir a inovação e o empreendedorismo como cerne do desenvolvimento”, destacou o titular da SDECT, Fábio Branco.
Os programas prioritários na área de desenvolvimento científico, tecnológico e inovação incluem o apoio à estruturação de polos, parques tecnológicos e incubadoras, em articulação com universidades, setores produtivos e poder público. Estão definidas para entrega em 2015 a conclusão da expansão de três parques: Pampatec (Unipampa), Valetec (Feevale) e Tecnosinos (Unisinos); a promoção de três cursos no Tecnopuc (Pucrs), instalação de laboratórios de tecnologia na Ufrgs e Santa Maria Tecnoparque; implementação de três projetos em incubadoras e execução de 40 projetos de pesquisa em polos tecnológicos.
Na Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI), os projetos prioritários são a manutenção de nove Núcleos de Expansão Produtiva e Inovação, governança de 20 APLs, conclusão de planos de desenvolvimento para três APLs e planos de marketing para dois APLs e conclusão dos instrumentos de monitoramento e estudos FEE dos APLs.
“Somente com objetivos mensuráveis somos capazes de nos autoavaliar, fazer as correções necessárias e melhorar nossas ações para atrair e fortalecer o sistema produtivo gaúcho e estimular o empreendedorismo e a inovação”, afirmou Branco, detalhando as metas.
Nesta primeira etapa foram contemplados parte dos projetos do Sistema de Desenvolvimento, em função das restrições conjunturais. Em uma segunda fase, as vinculadas Badesul, Fapergs, Cientec e Uergs também terão definidos indicadores e projetos monitorados, bem como serão incluídos novos projetos e indicadores de monitoramento para a pasta e vinculadas.
Indicadores de desempenho e projetos
Sala do Investidor
Monitorar o número de projetos de investimentos acompanhados pela Sala do Investidor. Nº projetos: 160
Fundopem
Acompanhar projetos de investimentos com termo de ajuste do Fundopem assinado. Nº projetos: 36
Atos societários emitidos por via digital
Percentual de atos societários emitidos via digital pela JUCERGS. 70%
Municípios com REDE SIM
Municípios que implantaram o Sistema REDE SIM. Nº municípios: 15
Nº de projetos de Parques Tecnológicos apoiados
Projetos conveniados entre o Estado e Parques Tecnológicos. Nº projetos: 5
Nº projetos de Incubadoras Tecnológicas apoiadas
Projetos conveniados entre o Estado e Incubadoras Tecnológicas. Nº projetos: 5
Nº de projetos a Polos Tecnológicos apoiados
Projetos conveniados entre o Estado e os Polos Tecnológico. Nº projetos: 10
APL's
Acompanhar o número de empresas beneficiadas pelas ações coletivas dos APLs. Nº empresas: 600
Núcleos de Extensão Produtiva e Inovação (NEPI)
Acompanhar o número de atendimentos realizados pelos NEPI. Nº atendimentos: 893