{{channel}}
Empresas públicas de Porto Alegre divulgam dados
A prefeitura de Porto Alegre aproveitou o Dia Internacional de Combate à Corrupção, celebrado ontem, para lançar oficialmente dados e informações de quatro empresas ligadas à administração municipal. Com a medida, Carris, Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família (Imesf) e Companhia de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre (Procempa) passam a integrar o Portal Transparência.
A exemplo do Executivo, serão disponibilizadas receitas, despesas, licitações, convênios, contratos, diárias, passagens, quadro funcional, folha de pagamento e demonstrações contábeis das quatro empresas. Além disso, será possível fazer download dos dados disponibilizados no portal. A adesão teve início este ano, com a criação de um grupo de trabalho formado por técnicos de carreira da prefeitura.
Durante a apresentação do novo espaço no Portal Transparência, dedicado somente às entidades, o gerente do programa estratégico de gestão total e coordenador do grupo de trabalho, Sílvio Zago, disse ser um dia festivo para a Capital e lembrou as dificuldades enfrentadas. “Elas têm um regime contábil diferente, mas é dinheiro público, portanto tem que prestar contas”, afirmou Zago, que agradeceu a oportunidade de trabalhar no sistema. “Obrigado por estar à frente de um projeto tão bonito”, finalizou.
O prefeito José Fortunati (PDT) enfatizou a necessidade de romper com a cultura patrimonialista que faz parte da história do País. “O dinheiro não é meu, nem de um secretário ou de outro. O dinheiro é público e o cidadão tem que tomar conhecimento de como ele é gasto. E ele não quer saber se a contabilidade é diferente ou não, ele quer a informação”, disse o chefe do Executivo, que lembrou os 25 anos do Orçamento Participativo e os conselhos municipais ativos na cidade. “O diálogo e a transparência fazem de Porto Alegre uma cidade cada vez melhor”, declarou.
Para o presidente da Procempa, Mário Teza, a adesão das empresas ao Portal também deve colaborar para economia do Executivo já que as concorrências tendem a ser mais competitivas. “As empresas estarão mais preparadas para apresentar um bom projeto e com um bom preço”, acredita Mário Teza.
Já o representante do Tribunal de Contas do Estado (TCE), o auditor Valtuir Pereira Nunes, lembrou os escândalos de corrupção na Petrobras e a importância das ferramentas de transparência para combater essas práticas. “Sempre houve corrupção, cabe a nós dificultarmos e depois punir os responsáveis”, apontou Nunes.