Especial do JC reúne pontos históricos de Porto Alegre durante o golpe

Por

Encerrando a semana em que o Brasil rediscutiu o golpe militar, o Jornal do Comércio apresenta a reportagem multimídia O Golpe em Porto Alegre. Navegando através de um mapa interativo, o leitor poderá acessar textos e fotos de lugares que marcaram, de alguma maneira, os anos da Ditadura na Região Metropolitana de Porto Alegre.
A página pode ser acessada em: www.jornaldocomercio.com/golpeempoa
O mapa, desenvolvido pela equipe do site do JC, exibe 17 pontos que apontam lugares usados pela máquina repressiva e endereços que remetem aos generais que comandaram o País, entre outros. Entre eles, destaca-se a sede do 18º Regimento de Infantaria, onde havia uma cela semelhante à famosa Boi Preto, do antigo prédio da Polícia Militar e hoje Praça Raul Pilla. Os que estiveram lá contam tratar-se de um local insalubre e totalmente escuro, onde ficavam por dias, perdendo a noção do tempo.
Também está apontado o antigo Dopinha, centro clandestino de tortura localizado na rua Santo Antônio, e o polêmico Monumento a Castello Branco, localizado no Parque Moinhos de Vento.
Desenvolvido através de pesquisas da repórter Carolina Hickmann, o mapa está aberto a participação do público, que poderá enviar material e sugerir a inclusão de novos pontos através do e-mail internet@jornaldocomercio.com.br.

O conteúdo se junta a cobertura especial do Jornal do Comércio sobre o aniversário do golpe, que ao longo desta semana teve reportagens especiais produzidas pelas editorias de Politica, Cultura e uma edição especial do Jornal da Lei. Parte deste conteúdo esta disponível no hotsite www.jornaldocomercio.com/golpe50anos.