Dia da Consciência Negra pode virar feriado em Porto Alegre

Por

O projeto de lei que declara feriado municipal o dia 20 de novembro como o Dia da Consciência Negra começou a ser discutido, nesta quarta-feira (11), na Câmara Municipal de Porto Alegre. A intenção do vereador Delegado Cleiton (PDT), que propôs a projeto, é resgatar o legado de um povo que sofreu por séculos com a escravidão e a discriminação racial no País.

A lei proposta visa adequar a legislação municipal ao previsto na Lei Federal que instituiu o dia 20 de novembro, data do falecimento do líder negro Zumbi dos Palmares, como o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, e na Lei Estadual que instituiu o Dia Estadual da Consciência Negra.

Segundo o parlamentar, ao apresentar esse projeto, ele quer lembrar e enfatizar a relevância da participação do negro por meio da cidadania, de sua cultura, de suas raízes e de sua história. "A luta contra a discriminação racial é uma luta de todos os brasileiros e cidadãos, porque é uma luta pelo resgate da cultura brasileira. Portanto, essa proposta quer contribuir para o desenvolvimento intelectual e social de toda a sociedade e para a nossa própria humanização", enfatizou Cleiton em nota divulgada pela asessoria da Câmara.

O Dia da Consciência Negra atualmente é feriado estadual em Alagoas, Amazonas. Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro. A data também é feriado municipal em dezenas de cidades do país, entre elas Camaçari (BA), Londrina (PR), Juiz de Fora (MG) e São Paulo (SP).