Porto Alegre e Tampa, na Flórida, se tornam cidades-irmãs

Por

Porto Alegre a cidade de Tampa, na Flórida, Estados Unidos, são agora cidades-irmãs. Os prefeitos José Fortunati e Bob Buckhorn assinaram, em ato realizado no Salão Nobre do Paço Municipal nesta quinta-feira (24), o acordo que fecha a parceria.

O evento, que faz parte da programação da Semana dos Estados Unidos na Capital, que termina nesta sexta-feira, ainda marcou a inclusão da Capital gaúcha no Sister Cities Agreement norte-americano. Este é considerado o melhor programa de geminação de cidades - a busca pela criação de relações e laços de cooperação entre cidades geográfica ou politicamente distintas - existente no mundo. 

Para Fortunati, o acordo firmado hoje deve fortalecer os laços de Porto Alegre com os Estados Unidos. "Estamos pensando em parcerias comerciais, culturais, também nas áreas da educação, de mobilidade. Enfim, temos diversas experiências que podemos trocar", disse.

Já Buckhorn explicou que Tampa é a cidade que mais cresce na Flórida, com a maior geração de vagas de trabalho, e precisa expandir esse crescimento para o cenário internacional. "Escolhemos Porto Alegre por razões muito específicas. Na Flórida, todos conhecem Miami e Orlando, no Brasil as cidades que se destacam são Rio de Janeiro e São Paulo. Está na hora de o mundo inteiro conhecer Tampa e Porto Alegre", afirmou.