Prefeito José Fortunati define primeiro escalão nesta semana

Por

As expectativas em torno da composição do secretariado que integrará a gestão de José Fortunati (PDT), à frente da prefeitura de Porto Alegre, vão se dirimir, em parte, nesta semana. De acordo com o vice-prefeito eleito, Sebastião Melo (PMDB), o chefe do Executivo divulga, até quarta-feira, os nomes dos partidos que assumem cada pasta na prefeitura da Capital. A divisão das secretarias não encerra o assunto, já que os nomes dos mandatários dos órgãos ainda não foram definidos.
Ao lado do deputado federal Vieira da Cunha (PDT) e do secretário municipal de Gestão, Urbano Schmitt, Melo tem articulado encontros com os nove partidos que sustentaram a coligação vitoriosa nas eleições de Porto Alegre. Ontem, reuniu-se com líderanças do PDT, PTB e PMDB para nova rodada de negociação. Além de acomodar os interesses das legendas, o grupo também é responsável pelas tratativas com outras siglas que podem vir a compor a base aliada de Fortunati, como PSDB e PSB. De acordo com o vice-prefeito, o “diálogo tem sido permanente” entre governo e partidos.
Segundo o peemedebista, as lideranças partidárias têm sido compreensivas na busca pela resolução dos conflitos e interesses de cada sigla. “Evidente que cada um tem que ceder um pouco, novos partidos entraram, outros ainda podem vir a se agregar. O que eu posso dizer é que é uma negociação permanente, que se aproxima de uma solução”, avalia.
Além da reforma política, o Executivo também volta às atenções para a votação da reestruturação administrativa da prefeitura, prevista para acontecer esta semana na Câmara Municipal. Os projetos com as alterações na estrutura da prefeitura já começaram a ser discutidos pelos parlamentares. A maior crítica da oposição está no impacto financeiro da reformulação do Executivo, com estimativa de provocar um custo anual de R$ 8,5 milhões na receita da Capital.