Any Ortiz: de assessora na Assembleia a vereadora da Capital

Por

A jovem Any Ortiz (PPS) está entre o grupo de vereadores eleitos para o primeiro mandato na Câmara de Vereadores de Porto Alegre. Aos 28 anos, a advogada já havia concorrido a vereadora e deputada estadual nas duas últimas eleições pelo PSDB, porém sem votações expressivas. Neste pleito, foi a 24ª candidata mais votada da cidade e tem a responsabilidade de ser a única integrante da bancada do PPS.
Conforme a futura vereadora, a campanha foi realizada com poucos recursos. “Foi muito trabalho, voto a voto, caminhando, visitando pessoas, amigos e pedindo a cada um que conseguisse mais um voto.” Any destaca que também não fez promessas aos eleitores. “Se eu batalho por uma nova política, tinha que fazer uma campanha diferente”.
Após organizar o gabinete, a principal frente de atuação da advogada Any deve ser a educação. “O que acredito é na educação, e vou lutar para a educação municipal. Desenvolvo, de forma embrionária, um projeto de capacitação profissional e quero ampliar isso. A educação é fundamental para que as pessoas possam crescer pessoalmente e profissionalmente”, afirmou.
Atualmente, ela é assessora do deputado estadual Luciano Azevedo (PPS), que assume em 2013 o Executivo em Passo Fundo. Any relata que foi no gabinete que aprendeu os principais ensinamentos políticos.
“Foi fundamental esse tempo, ver como o parlamentar tem que atuar, como atender às demandas e à população com agilidade”, informa. Ao lado da futura vereadora, o recém-eleito prefeito Azevedo destacou sua atuação. “Ela trabalha muito, tinha tudo para ganhar essa eleição”, elogia.
O deputado foi um dos responsáveis pela candidatura de Any, que, após duas derrotas nas urnas, pensou em desistir de um novo pleito. Eleita, está entre os vereadores da base aliada de José Fortunati (PDT), mas terá a difícil tarefa de representar sozinha a bancada do PPS.
“É uma responsabilidade muito grande, entendo o papel que tenho para o partido agora e vou fazer de tudo para representar bem e fazer com que o PPS se desenvolva”, garante a futura vereadora.