Possível uso da máquina pública em troca de votos em Porto Alegre é apurada pelo MP

Por

Uma denúncia envolvendo o uso da máquina pública na campanha eleitoral de Porto Alegre pode esquentar a disputa nos últimos dias de campanha. A divulgação de um áudio em que interlocutores da prefeitura divulgam o início de obras previstas no Orçamento Participativo (OP) e pedem o apoio aos candidatos a vereador Cássio Trogildo (PTB) e ao prefeito José Fortunati (PDT) motivou a abertura de uma investigação pelo Ministério Público e aumentou o tom das críticas da oposição a atual administração.
A denúncia anônima foi entregue a vereadores da Capital na sexta-feira passada e teria sido realizado em um encontro do OP no bairro Rubem Berta, na mesma semana.  Durante os 43 minutos de gravação, o chefe da assessoria comunitária da Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov), Antônio Olímpio Guimarães Filho, e o conselheiro do Orçamento Participativo, Maurício Melo, explicam as benfeitorias realizadas por Trogildo, enquanto secretário de Obras e Viação, da gestão de Fortunati, anunciam o início da pavimentação da pavimentação no núcleo 19 e pedem o envolvimento da comunidade com a campanha eleitoral.
O coordenador da campanha do pedetista, deputado federal Vieira da Cunha (PDT), disse que a tentativa de enquadrar a denúncia em uso de máquina pública pelo prefeito é um “ato de desespero dos adversários”. A equipe do Jornal do Comércio tentou entrar em contato com Cássio Trogildo e não obteve retorno. Mais informações sobre o caso serão publicadas na edição impressa desta quarta-feira (2) e no site do JC.