Fortunati registra chapa e plano de governo para a Capital

Por

Uma manifestação dos servidores da Justiça Federal, em frente ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE,) na avenida Padre Cacique, ontem à tarde, resultou em uma mudança de planos e atrasou em quase duas horas o registro da chapa liderada pelo prefeito de Porto Alegre, José Fortunati (PDT), e pelo candidato a vice, vereador Sebastião Melo (PMDB). Os manifestantes impediram a entrada de Fortunati, Melo e das principais lideranças partidárias da coligação “Por Amor a Porto Alegre”, integrada por nove partidos (PDT, PMDB, PTB, PP, PPS, PRB, PSDB, PTN e PMN).
Previamente comunicados por suas assessorias, Fortunati e Melo, acompanhados por um funcionário do TRE, realizaram o registro da chapa na sede do tribunal, na rua Duque de Caxias. Após a inscrição da chapa e da apresentação da primeira versão do plano de governo, que tem 12 eixos, Fortunati conversou com a imprensa e ratificou que vai permanecer na prefeitura durante a campanha. “Diferentemente de outros cargos, como os de vereador e deputados federal e estadual, trabalho 24 horas por dia. Vou entremear as minhas ações, na condição de prefeito, com as de candidato, sou um prefeito-candidato. A lei permite que isso aconteça, e já foi muito utilizado por vários governantes, entre eles o ex-presidente Lula, só para citar um exemplo”, afirmou Fortunati.
Sem querer destacar um único eixo do seu plano de governo, ele explicou que todos os 12 eixos são “carros-chefes”. “Temos problemas e não queremos desconhecê-los e, por isso, cada um dos 12 pontos  são essenciais porque cada área tem a sua importância, tem a sua estratégia”, valorizou.
Sobre as críticas que sua gestão vem recebendo, entre elas a do seu ex-aliado Nelcir Tessaro (PSD) - o vereador é o vice da chapa de Manuela d’Ávila (PCdoB) e tem criticado a morosidade na execução de projetos -, o pedetista disparou: “Não vou responder ao vereador Nelcir Tessaro. Mudança de camiseta é uma coisa complicada em qualquer lugar. As pessoas têm o direito de virar a casaca, não tenho nada contra isso, mas não vou fazer o debate com o vereador”.