PSD alia-se a Manuela para a disputa em Porto Alegre

Por

A pré-candidatura da deputada federal Manuela d’Ávila (PCdoB) para a prefeitura de Porto Alegre ganhou mais um aliado. Em reunião-almoço, o recém-criado PSD formalizou ontem que apoiará Manuela nas eleições de outubro. A sigla estava dialogando com o PDT e o PT, mas decidiu se aliar à candidata comunista, que também já tem garantida a coligação com outra legenda, o PSB.
“Esse é um momento bem feliz da nossa candidatura porque o PSD é o segundo partido que oficializa o apoio e tem vereadores com atuações em diferentes áreas”, ressaltou Manuela.
Apesar da liderança do PCdoB nas mais recentes pesquisas de intenção de voto, o presidente do PSD em Porto Alegre, vereador Nelcir Tessaro, disse que estes resultados não foram preponderantes na decisão do partido. “Evidente que as pesquisas impulsionam, dão mais ânimo, mas não são o fator decisivo para uma coligação. As ideias dos partidos são a principal peça nas alianças”, afirmou.
O PSD postula a vaga de vice de Manuela e a executiva estadual, que é presidida pelo deputado federal Danrlei de Deus, já indicou o nome de Tessaro para compor na chapa da comunista. No entanto, a sigla desistirá desta tese se outra legenda com uma bancada maior na Câmara Municipal - como o PP - entrar na disputa.
Mesmo em caminhos diferentes no primeiro turno, Manuela não descarta uma possível coligação com os petistas, do pré-candidato Adão Villaverde, em um eventual segundo turno. “Se o PT não defende o apoio ao atual prefeito (José Fortunati), isto me faz deduzir que a candidatura de Villaverde está situada no mesmo campo que a minha e, portanto, devemos estar juntos em um segundo turno.”

Deputada federal terá reunião com a executiva municipal do PP em maio

Já com as alianças de PSB e PSD consolidadas, o próximo passo da pré-candidata do PCdoB para a prefeitura de Porto Alegre, deputada federal Manuela d’Ávila, será procurar o apoio do PP. A comunista terá na primeira quinzena de maio uma reunião com a executiva municipal progressista para apresentar o seu programa de governo.
O principal desafio de Manuela será convencer os integrantes do partido na Capital a apoiá-la nas eleições. O PP não definiu se irá manter a aliança com o prefeito José Fortunati (PDT) ou se realmente estará com o PCdoB em outubro. Mesmo ainda não tendo o apoio formal de todo o PP, a deputada conta pelo menos com a simpatia e empenho da maior liderança progressista no Estado, a senadora Ana Amélia Lemos.
“Nunca apresentei o meu programa de governo a eles (PP), não tenho uma valoração sobre o diretório municipal. Eles têm os receios deles, por compor a administração municipal. Mas o PP tem percebido que nossa candidatura não grita e desvaloriza as conquistas da cidade”, considerou Manuela.