Cesare Battisti participa de fórum em Porto Alegre para lançar livro

Por

Figura que gera desconforto diplomático entre Brasil e Itália desde meados de 2004, Cesare Battisti participou do Fórum Social Temático na manhã desta terça-feira (24), em Porto Alegre. O italiano foi visto circulando de camisa vermelha e com o cabelo pintado de loiro na sede do governo do Rio Grande do Sul, o Palácio Piratini.
Battisti é acusado pela autoria de quatro homicídios ocorridos nos anos 1970, sob a responsabilidade da organização Proletários Armados pelo Comunismo (PAC).  Ele estaria participando do evento para lançar seu livro Ao pé do muro, o que deve ocorrer no dia 26 de janeiro, às 13h, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs).
Em 2010, o ex-presidente Lula concedeu abrigo a Battisti no Brasil, e em 2011 o STF recusou o apelo da Itália sobre sua extradição e mandou soltar o italiano. O então ministro da Justiça, Tarso Genro, teria defendido a posição de Lula, dizendo que "a reação não foi da Itália, e sim de um governo decadente e direitista".
O ex-ativista negou encontro com Tarso nesta manhã, que agora é governador do Rio Grande do Sul. Ele participa do Fórum a convite do Sindipetro-RJ.