Governo de Estado apresenta novos projetos aos Coredes

Por

O vice-governador Beto Grill (PSB) e o secretário-executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, Marcelo Danéris (PT), participaram nesta quinta-feira da assembleia do Fórum dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes), em Porto Alegre.
Grill apresentou as propostas do governo para amainar as desigualdades econômicas entre as regiões do Estado, e Danéris explicou o programa do Conselhão, como está sendo chamado o órgão com caráter consultivo do governo, que irá discutir soluções para os problemas do Estado.
O Executivo estadual pretende incentivar o crescimento das áreas mais fragilizadas através de programas federais e financiamentos com entidades internacionais. Grill observou que os efeitos dessas ações trarão um crescimento harmônico para o Rio Grande do Sul.
Lembrou que, já no programa divulgado na campanha eleitoral, o governador Tarso Genro (PT) sugeria iniciativas regionais, levando em consideração as especificidades de cada área do Estado. "Temos que dar tratamento diferenciado de acordo com a cadeia produtiva, fortalecer segmentos característicos e vocações e também apostar em inovações", apontou.
Apesar de conhecer mais profundamente os problemas da Metade Sul, região considerada mais deficitária, Grill alertou que todas as áreas do Estado receberão iniciativas de apoio.
Ele observou, ainda, que a aprovação na Assembleia Legislativa do projeto do Executivo que dá anistia a 44.842 agricultores familiares com dívidas de até R$ 2.760,48 com o Estado facilitará o desenvolvimento da produção. "Foi importante, porque muitos agricultores não tinham mais crédito."
Grill também reforçou que dará atenção especial aos Coredes, que estão vinculados à vice-governadoria. "O governo pretende exercitar ao máximo a participação popular e, nesse sentido, os Coredes terão um lugar de destaque, participando das discussões em todos os níveis."
O vice-governador afirmou que o Piratini irá retomar as demandas reprimidas da Consulta Popular, uma preocupação do presidente dos Coredes, Paulo Frizzo. "Vamos procurar meios para contemplar as demandas feitas anteriormente pelo conjunto da sociedade."
Após a manifestação de Grill, o secretário-executivo do Conselhão explicou como será o funcionamento do órgão, que deve iniciar os trabalhos em março. "Não é um conselho classista, mas de pluralidade da sociedade, com o objetivo de formar uma agenda de médio a longo prazo", definiu. Os Coredes terão um assento no fórum, que será presidido por Tarso e se reunirá bimestralmente.

Conselhos Regionais querem espaço no Conselhão

O presidente do Fórum dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes), Paulo Frizzo, aproveitou o encontro com representantes do governo do Estado, nesta quinta-feira, para apresentar demandas do grupo. Uma delas foi o pedido de mais espaço no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Rio Grande do Sul.
Os Coredes terão um assento no órgão, mas pediram ao secretário-executivo do Conselhão, Marcelo Danéris, para indicar os titulares de nove cadeiras. "A participação dos Coredes não poderia ser quantificada na mesma linha de outros segmentos mais corporativos. Os Coredes são os interlocutores da sociedade com o governo", argumentou Frizzo.
É possível que o entendimento chegue com o espaço de três assentos: um para a direção dos Coredes e dois para as chamadas Meso Regiões, da Metade Sul e da Grande Fronteira do Mercosul. Frizzo também solicitou a criação de câmaras temáticas no Conselhão para tratar das regiões com maiores problemas de crescimento.
Os Coredes trabalham com a representação do território gaúcho em 28 áreas: Alto da Serra do Botucaraí, Alto Jacuí, Campanha, Campos de Cima da Serra, Celeiro, Central, Centro-Sul, Fronteira-Noroeste, Fronteira-Oeste, Hortênsias, Jacuí-Centro, Litoral, Médio-Alto Uruguai, Metropolitano do Delta do Jacuí, Missões, Nordeste, Noroeste Colonial, Norte, Paranhana-Encosta da Serra, Produção, Rio da Várzea, Serra, Sul, Vale do Caí, Vale do Jaguari, Vale do Rio dos Sinos, Vale do Rio Pardo e Vale do Taquari. O Fórum dos Coredes se reúne sempre às segundas quintas-feiras do mês na sala do Fórum Democrático da Assembleia Legislativa.

Secretaria discute como integrar estruturas de debate com sociedade

Antes das visitas do secretário-executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, Marcelo Danéris, e do vice-governador Beto Grill, o Fórum dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) recebeu o diretor do Departamento de Participação Cidadã da Secretaria Estadual do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã do Estado, Davi Schmidt.
O diretor destacou a intenção do governo de fomentar a interação entre os diferentes meios de inclusão da sociedade nos debates e fortalecer estruturas de participação já existentes, como o Coredes, a Consulta Popular, o Conselhão e o Orçamento Participativo (OP), que será retomado em nível estadual.
Uma das primeiras ações da Secretaria do Planejamento será a realização de um seminário para definir como se dará o trabalho conjunto entre os diferentes mecanismos de debates. O evento deve acontecer na segunda quinzena de fevereiro, no Ministério Público.
"Será para discutir com diferentes setores da sociedade organizada a participação cidadã, tentando aperfeiçoar as relações com os conselhos setoriais (saúde, educação etc.) e municipais, os Coredes e o governo", destaca Schmidt. "Traremos pessoas para falar do OP e de suas experiências com a construção do Plano Plurianual", detalha.