Pontal do Estaleiro: ''Não'' vence consulta com baixo índice de participação

Por

Não será possível construir imóveis residenciais na área do Pontal do Estaleiro, às margens do Guaíba. Esta foi a decisão dos eleitores porto-alegrenses que foram as urnas neste domingo, participar da consulta pública organizada pela prefeitura.
Com 100% dos votos apurados, de acordo com dados da Procempa, 18.212 eleitores votaram não e apenas 4.362 votaram sim – em termos percentuais, 81% dos votos válidos foram para o Não. Foram registrados ainda 23 votos brancos e 22 votos nulos.
A consulta popular chama atenção portanto pelo baixo índice de comparecimento as urnas. A votação, não obrigatória, totalizou 22.619 votantes. De acordo com o TRE-RS, existem 1.039.635 eleitores habilitados em Porto Alegre. Portanto, apenas 2,2% do universo do eleitores porto-alegrense participou da consulta.
Um dos motivos para a baixa participação na consulta teria sido a falta de informação sobre o projeto da empresa BM Par Empreendimentos para exploração da área, localizada entre a Fundação Iberê Camargo e o Barrashoppingsul.
Em diversas zonas era possível ainda encontrar eleitores desinformados, que não conheciam a pergunta que deveriam responder ou não sabia qual o seu local de votação.
A apuração das urnas foi feita no auditório Dante Barone, na Assembléia Legislativa e pôde ser acompanhada em tempo real em página disponibilizada pela Procempa (veja aqui). Como prometido pelos organizadores do evento, a apuração terminou perto das 19h.