Semelhanças que nos aproximam da Argentina

Já está na hora de construirmos ações conjuntas em prol do desenvolvimento de ambos os países

Por JC

Maurênio Stortti
Em um momento em que muito se discutem as diferenças, pontos fortes e fracos na relação entre Brasil e Argentina, é importante fazermos uma análise regional de nossas semelhanças e ganhos recíprocos que a regionalização pode proporcionar com o país vizinho.
A Argentina é uma grande produtora de maçã na região de Rio Negro, assim como o Rio Grande do Sul se destaca nessa área por meio do nosso polo localizado em Vacaria. Produz trigo e pode ser considerada como uma das maiores produtoras de soja através do pampa argentino, assim como o RS ocupa esse espaço na região do Planalto, Passo Fundo e Santa Rosa, por exemplo.
Bariloche respira turismo por causa da estação mais fria do ano, onde a neve e o chocolate são as estrelas. Aqui, temos Gramado e Canela que ocupam esse posto para além do inverno. No RS, temos um turismo de montanha em Cambará do Sul e São Francisco de Paula. Na Argentina, também é forte na região de Salta, Jujuy e até mesmo na Patagônia.
Mendoza e Salta, em especial, se caracterizam pela produção de vinhos tintos e brancos, com destaque para o Malbec e o Torrontes. Já a Serra gaúcha - Bento Gonçalves, Farroupilha, Caxias do Sul e Flores da Cunha - tem a predominância de espumantes e vinhos brancos e a campanha - de Candiota e Sant'Ana do Livramento - caracteriza-se pelo Tanah e Merlot, entre outros.
A gastronomia argentina está baseada na carne, em especial a bovina e de cordeiro produzidas no pampa argentino e no país como um todo. Já o gaúcho vem incorporando cada vez mais os hábitos da parrilla portenha ao seu cardápio. O país vizinho tem uma pecuária rica e um simbolismo com o cavalo, bem como o Rio Grande do Sul também tem em relação à raça crioula. Buenos Aires tem a feira a Rural como expoente e vitrine do campo. Nós temos a Expointer como palco.
Por fim, como não falar de uma paixão que move milhões? O futebol, que assim como no RS coloca em lados distintos Inter e Grêmio, lá tem River Plate e Boca Juniors como principais adversários.
Então, o grande questionamento que fica com todos esses pontos que nos aproximam é: já não está na hora de construirmos ações conjuntas em prol do desenvolvimento de ambos? Com tantos atrativos, poderíamos seguramente trabalhar nossos produtos turísticos para vender a europeus e americanos, que, além desta riqueza de ativos turísticos, também contam com a questão cambial historicamente favorável. É uma boa questão a ser considerada.
Advogado