Desenvolvimento turístico no Estado

Por

As mãos calejadas de Jurema Portelinha, resultado do trabalho árduo na plantação de fumo da família, agora se dedicam a tarefas bem mais administrativas. Moradora da zona rural de Morro Redondo, Jurema integra um grupo de empreendedores que deve lançar produtos turísticos em suas propriedades até o fim do ano. O antigo galpão, que abrigou toneladas de fumo, recebe retoques para se transformar em um Café Rural. A lavoura de fumo deu lugar à plantação de amendoim orgânico, base para diversas iguarias que serão servidas no novo espaço.
Com a passagem do Dia Mundial do Turismo, em 27/9, que carrega em 2014 o tema Turismo e Desenvolvimento Comunitário, Jurema poderia ser a bandeira deste segmento que ganha força no cenário econômico, social e cultural de comunidades do nosso País. O turismo de desenvolvimento comunitário traz benefícios próximos a nossa realidade. São Juremas, Joãos e Marias que estão enxergando o turismo, dentro da comunidade onde vivem, como um instrumento de progresso, de criação de trabalho, de desenvolvimento, de infraestruturas e de crescimento econômico. Temos casos consolidados no Estado de que este tipo de experiência pode dar certo. Os caminhos de Pedra e o Vale dos Vinhedos em Bento Gonçalves estão entre os mais consolidados. Ambos os projetos utilizam-se de métodos eficientes de planejamento turístico lançando mão do turismo de base comunitária. Morro Redondo, na região Sul, trilha passos iniciais semelhantes, tentando beneficiar-se da pujança econômica trazida para a região com a instalação do polo naval.
Além do fomento econômico, a comunidade local sente-se chamada a salvaguardar o seu próprio patrimônio natural e cultural. Acreditamos que o investimento em turismo em comunidades é uma das opções mais viáveis e sustentáveis para reduzir níveis de pobreza. Se for promovido de maneira adequada, com auxílio técnico de turismólogos especializados, os resultados extrapolam o progresso econômico: fomentam o desenvolvimento humano, estampando sorrisos sinceros nos rostos de mais e mais Juremas por nosso Rio Grande afora.
Coordenador do Curso de Tecnologia em Turismo da Pucrs e consultor em Turismo do Sebrae