Porto Alegre, sex, 05/12/25

Anuncie no JC
Assine agora

Publicada em 09 de Agosto de 2025 às 17:16

Lideranças políticas discutem economia regional no Mapa Econômico de Garibaldi

Evento realizado na CIC de Garibaldi reuniu mais de 150 lideranças regionais no dia 7 de agosto

Evento realizado na CIC de Garibaldi reuniu mais de 150 lideranças regionais no dia 7 de agosto

TÂNIA MEINERZ/JC
Compartilhe:
Cláudio Isaías
Cláudio Isaías Repórter
Com Ana Stobbe e Luciane Medeiros, de Garibaldi
Com Ana Stobbe e Luciane Medeiros, de Garibaldi
A cidade de Garibaldi sediou o terceiro evento do Mapa Econômico do RS de 2025 nesta quinta-feira, 7 de agosto. O encontro, realizao na Câmara de Indústria e Comércio (CIC) do município contou com a presença de lideranças políticas locais que debateram as potencialidades e os desafios ao desenvolvimento econômico das Regiões da Serra, Hortênsias, Campos de Cima da Serra e os Vales do Caí e do Paranhana Encosta da Serra.
Relações comerciais
"A Serra gaúcha está produzindo muito e ajudando a reerguer o Rio Grande do Sul. O Mapa Econômico do RS vem coroar, impulsionar e motivar ainda mais o progresso, a união e o crescimento da Serra e  principalmente das nossas comunidades italianas. Eu acredito no trabalho e queremos a tranquilidade comercial nas relações comerciais entre o Brasil e os Estados Unidos porque vai ser bom para todos, inclusive para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul e da Serra Gaúcha."
Sérgio Chesini, prefeito de Garibaldi
Sérgio Chesini, prefeito de Garibaldi | TÂNIA MEINERZ/JC
Sérgio Chesini, prefeito de Garibaldi TÂNIA MEINERZ/JC
Logística
"O principal desafio que temos hoje em termos de microrregião são os acessos, a falta de rotas alternativas. Temos a BR 470 que passa por Veranópolis, duramente atingida devido às intempéries climáticas do ano passado. Estão sendo feitos investimentos grandes, mas ainda assim ainda temos dificuldade de acesso. Essa questão é um entrave para o recebimento de insumos para a produção, saúde, educação e o turismo."
Cristiano Dal Pai, prefeito de Veranópolis
Prefeito de Veranópolis, Cristiano Dal Pai | BRENO BAUER/JC
Prefeito de Veranópolis, Cristiano Dal Pai BRENO BAUER/JC
Reestruturação de negócios
"O desenvolvimento econômico é uma oportunidade e um desafio para o Rio Grande do Sul e para Serra gaúcha. Estamos em uma região extremamente desenvolvida e temos desafios relacionados a melhor infraestrutura das nossas rodovias e também no escoamento da nossa produção, seja por via aérea ou marítima". Temos agora um grande desafio que é conseguir superar a questão da tarifaço dos Estados Unidos. Temos o desafio que é conseguir buscar novos mercados internacionais e aquecer ainda mais o mercado interno para que não tenhamos redução das linhas de produção e até mesmo corte de vagas de emprego."
Jonas Tomazini, prefeito de Farroupilha 
Prefeito de Farroupilha, Jonas Tomazini | BRENO BAUER/JC
Prefeito de Farroupilha, Jonas Tomazini BRENO BAUER/JC
Limites orçamentários
"Temos que ficar olhando as matrizes econômicas do Brasil e do mundo e ficar atentos a inovação, a fintechs e as starups que podem ajudar no desenvolvimento dos municípios. A economia é um desafio para os prefeitos porque temos um orçamento, muitas vezes apertado, e precisamos realizar às obras necessárias ao desenvolvimento dos municípios da Serra gaúcha."
Volmir Rech, prefeito de São Marcos
Impactos do tarifaço
"A Serra gaúcha naturalmente tem um escopo de crescimento e de desenvolvimento por conta. É a segunda região mais desenvolvida do Estado e a segunda economia do Rio Grande do Sul. A Serra tem crescido muito e o que valoriza e impacta muito é a diversidade que nós temos. Temos setores fortes na Serra gaúcha e o nosso desafio agora são as medidas anunciadas pelos Estados Unidos com relação aos produtos brasileiros e os seus impactos nos nossos negócios."
Gilberto Galafassi, secretário municipal de Gestão e Finanças de Caxias do Sul
"Os municípios têm desafios relacionados à atração de investimentos para melhorar cada vez mais a região da Serra. Na catástrofe climática, vimos a resiliência dos gaúchos e das nossas empresas. Os prefeitos têm trabalhado para desenvolver a Serra gaúcha com políticas de inovação e desenvolvimento para enfrentar momentos políticos turbulentos que ocorrem no Brasil e agora os relacionados ao tarifaço dos Estados Unidos."
João Fracasso, secretário municipal de Desenvolvimento de Veranópolis
João Fracasso, secretário de Desenvolvimento Econômico de Veranópolis | BRENO BAUER/JC
João Fracasso, secretário de Desenvolvimento Econômico de Veranópolis BRENO BAUER/JC
Empreendedorismo
"O desenvolvimento econômico é sempre um desafio para a Serra gaúcha porque estamos sempre em crescimento. Quem está na Serra faz parte de um projeto empreendedor porque aqui temos a geração de empregos, de renda, inovação e diversificação em diversos setores produtivos." 
Juarez José Piva, secretário municipal de Bento Gonçalves 

Notícias relacionadas

Comentários

0 comentários