Porto Alegre,

Publicada em 21 de Agosto de 2026 às 18:40

Prédio histórico de Santa Maria tem projeto de restauro apresentado

Edifício João Fontoura Borges, conhecido como prédio da antiga Sociedade União dos Caixeiros Viajantes, receberá melhorias

Edifício João Fontoura Borges, conhecido como prédio da antiga Sociedade União dos Caixeiros Viajantes, receberá melhorias

Marcelo Oliveira/DIVULGAÇÃO/CIDADES
Compartilhe:
Jornal Cidades
Um dos cartões-postais mais icônicos de Santa Maria está um passo mais perto de reabrir suas portas à comunidade. O Edifício João Fontoura Borges — conhecido como prédio da antiga Sociedade União dos Caixeiros Viajantes (SUCV), que completa 100 anos de inauguração no mês de setembro — teve seu projeto executivo de restauro interno apresentado à prefeitura.
Um dos cartões-postais mais icônicos de Santa Maria está um passo mais perto de reabrir suas portas à comunidade. O Edifício João Fontoura Borges — conhecido como prédio da antiga Sociedade União dos Caixeiros Viajantes (SUCV), que completa 100 anos de inauguração no mês de setembro — teve seu projeto executivo de restauro interno apresentado à prefeitura.
Elaborado pela empresa Edegar B. Luz - Consultoria e Projetos de Restauro LTDA, de Porto Alegre, o documento guiará a futura licitação da revitalização dos 1.719 metros quadrados que pertencem ao município. Os estudos começaram em fevereiro de 2024, tendo investimento de R$ 320 mil, oriundo de recursos próprios do Executivo.
Mais do que plantas arquitetônicas, o trabalho funciona como um verdadeiro resgate arqueológico. Para elaborar os projetos estruturais e de engenharia, a equipe de arquitetos restauradores realizou prospecções minuciosas dentro do edifício de cinco pavimentos, que hoje se encontra interditado por problemas físicos e elétricos.
O diagnóstico envolveu a análise química das argamassas originais, testes de umidade nas estruturas e mapeamento das cores primárias das paredes e esquadrias de portas e janelas. Entre as diretrizes técnicas estabelecidas pelo estudo, está a preservação e a manutenção das características originais do elevador do prédio, considerado o mais antigo de Santa Maria. 
As prospecções seguem em análise pelas equipes técnicas da prefeitura. O projeto definitivo deverá ser remetido ao município nas próximas semanas, englobando projetos complementares (elétricos e hidráulicos), memorial descritivo, orçamento e detalhamentos de acessibilidade (como a instalação de uma plataforma elevatória no acesso principal e a modernização do elevador). Somente após essa aprovação interna, o documento servirá como termo de referência base para o edital de licitação da obra.
Tombada como patrimônio histórico de Santa Maria (fachadas externas) desde 1993, a edificação com fortes influências das correntes Art Nouveau (especialmente no ferro forjado e em detalhes ornamentais internos) e do Neoclassicismo é um marco da identidade cultural da cidade. Foi construída entre 1923 e 1926 — com a pedra fundamental assentada em 20 de dezembro de 1922 — e inaugurada oficialmente em 20 de setembro de 1926. O nome dado ao edifício, João Fontoura Borges, é uma homenagem ao presidente da entidade na época.
Desapropriado pelo município em 2011, o prédio abrigou o Gabinete do Prefeito a partir de 2012, centralizando o Poder Executivo. Posteriormente, sediou a secretaria de Educação e, mais recentemente, entre 2017 e 2020, o andar térreo superior e as salas receberam a secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, até o imóvel ser interditado devido aos riscos nas instalações elétricas e problemas na cobertura.

Notícias relacionadas