O Festival International de Cinema de Carazinho terá uma mostra competitiva, que acontecerá de 13 a 20 de novembro. Nele, serão exibidos mais de 40 produções entre longas e curta metragens, com premiações em dinheiro para algumas categorias. A primeira edição do festival tem como tema o “Pioneirismo feminino - enaltecendo Alice Guy-Blaché”, que foi a inventora do cinema narrativo. A edição ainda homenageia Adélia Sampaio, a primeira diretora negra de um longa-metragem no Brasil, e Jayme Monjardim.
O processo de seleção de filmes contou com mais de 5 mil inscritos ao redor do mundo, dos quais mais de 40 farão parte do festival, através de 17 categorias, incluindo "melhor longa", "melhor curta", "melhor ator", entre outros. Para a categoria de "melhor filme", além da premiação em dinheiro de US$ 2 mil (cerca de R$ 11 mil), o vencedor também terá uma estreia internacional. O festival terá três mostras principais – longa-metragem, curta-metragem e mostra de diversidade.
O Festival de Carazinho tem direção artística e foi criado por Yasmin Martins Mendes e Diego Esteve, diretor geral do evento. A ideia de sediar o evento em Carazinho veio da vivência de Diego, que foi criado na região. Ele conta que na cidade, com cerca de 50 mil habitantes, pouco se fala ou se explora o cinema. O festival ocorrerá no único cinema da cidade, que ficou fechado por mais de 15 anos e foi reaberto recentemente.
O evento contará ainda com atividades extras e oficinas – uma delas, inclusive em execução, busca formar de forma gratuita 50 alunos de baixa renda em cinema. Os ingressantes terão como objetivo a produção de cinco curtas-metragens, que serão exibidos no encerramento do festival, no dia 20. Também irão ocorrer palestras com realizadores culturais, e perguntas e respostas com nomes de peso do cenário, como Jayme Monjardim, Patrizia Landi, Felipe Aguiar e Jéssica Cores.
A equipe planeja que o festival seja realizado anualmente, podendo se expandir para outras cidades, estimulando a produção cultural local. Pensando nas próximas edições, existem conversas avançadas para que o vencedor de melhor filme do festival se torne automaticamente elegível para o Oscar.