Porto Alegre,

Publicada em 20 de Agosto de 2025 às 17:24

Parte da frota da prefeitura de Passo Fundo usará biocombustível

Ao todo, 17 veículos utilizarão o combustível, que é feito a partir do óleo de cozinha

Ao todo, 17 veículos utilizarão o combustível, que é feito a partir do óleo de cozinha

Michel Sanderi/DIVULGAÇÃO/CIDADES
Compartilhe:
Jornal Cidades
Uma ação inédita vai garantir que a prefeitura de Passo Fundo passe a utilizar biocombustível em parte de sua frota de veículos. Em ato realizado nesta quarta-feira (20), o município e a empresa Be8 assinaram um contrato que prevê a utilização do novo biocombustível da empresa em 17 veículos e máquinas da frota. Todos os meses, a prefeitura consumirá aproximadamente 10 mil litros do biocombustível para abastecer 11 caminhões, uma motoniveladora e duas retroescavadeiras da Secretaria de Obras, um micro-ônibus da Secretaria de Saúde, uma picape da Secretaria de Meio Ambiente e um veículo do gabinete do prefeito. O produto substituirá o diesel nos veículos e máquinas, reduzindo de imediato a emissão de gases que prejudicam a saúde e o meio ambiente.
Uma ação inédita vai garantir que a prefeitura de Passo Fundo passe a utilizar biocombustível em parte de sua frota de veículos. Em ato realizado nesta quarta-feira (20), o município e a empresa Be8 assinaram um contrato que prevê a utilização do novo biocombustível da empresa em 17 veículos e máquinas da frota.

Todos os meses, a prefeitura consumirá aproximadamente 10 mil litros do biocombustível para abastecer 11 caminhões, uma motoniveladora e duas retroescavadeiras da Secretaria de Obras, um micro-ônibus da Secretaria de Saúde, uma picape da Secretaria de Meio Ambiente e um veículo do gabinete do prefeito. O produto substituirá o diesel nos veículos e máquinas, reduzindo de imediato a emissão de gases que prejudicam a saúde e o meio ambiente.
• LEIA TAMBÉM: Cerimônia marca início das obras da usina de etanol da Be8 em Passo Fundo

Inovador, o novo biocombustível foi criado para substituir totalmente o diesel comum, especialmente em veículos e máquinas. Ele já foi testado por montadoras, fabricantes de motores e máquinas agrícolas. Além de não emitir poluentes como o diesel fóssil, oferece o mesmo desempenho e autonomia aos veículos e equipamentos. Uma das principais matérias-primas para a produção do combustível sustentável é o óleo de cozinha usado proveniente do sistema de coleta pública de resíduos, estabelecimentos comerciais e residências de Passo Fundo como parte do Programa Be8 Ser Sustentável criado pela empresa.

O programa mantém parceiras com a Cooperativa Amigos do Meio Ambiente (COAMA) e a Associação das Entidades do Projeto TransformAção e se baseia em três pilares: o cuidado com o meio ambiente, com a destinação correta do óleo vegetal usado; social, com a inclusão e valorização da Cooperativa e seus integrantes, e econômico, no provimento de renda com a venda do material coletado.

Mais de 15 cooperativas de catadores no Rio Grande do Sul participam da iniciativa, com apoio de capacitações realizadas em parceria com o Sebrae-RS. Além dos benefícios ambientais, o projeto promove a profissionalização dos cooperados e estimula a economia circular em comunidades locais.

Notícias relacionadas