O prefeito de Canela, Gilberto Cezar, esteve nesta semana no canteiro de obras do Pompéia Ecossistema de Saúde Pryme, hospital privado que está sendo construído na cidade na avenida Dom Guanella, em área próxima ao pórtico de Canela. Eles foram recebidos pelo diretor da Novalternativa Incorporadora, o empresário Fernando Bassani, e pela CEO do Pompéia Ecossistema de Saúde, Lara Vieira. Durante o encontro, os dois mandatários participaram de um ato simbólico de início de construção de uma das vigas do novo hospital, que deverá ficar pronto no segundo semestre de 2027.
O complexo hospitalar terá uma área de 16,2 mil metros quadrados e atenderá procedimentos de média e alta complexidade, através de um corpo médico estruturado pelo Pompéia, que possui uma tradição de 112 anos na área da saúde.
O novo hospital terá 45 leitos privativos e 30 semi-privativos. Contará com 10 leitos de UTI, cinco salas cirúrgicas, 10 salas de quimioterapia, quatro salas de ultrassom e dois locais de raio X, além de salas de ressonância, tomografia e mamografia. A estrutura de atendimento será distribuída em sete pavimentos.
O prefeito de Canela destacou a importância do novo hospital não só para a comunidade canelense, mas para os turistas que visitam a região. Já o vice-prefeito Gilberto Tegner destacou que há mais de 70 anos Canela e Gramado não constroem um novo hospital, em que pese o crescimento populacional ocorrido nas últimas décadas.
O hospital Pompéia Pryme ficará dentro de uma área maior chamada de Serra Life, que será um bairro modelo de Canela, que também está em construção. Nele serão construídos um hotel do tipo spa, um Senior Living (residência de longa permanência para idosos), além de edifícios residenciais e uma escola básica.