Com o objetivo de ampliar a política de incentivo à causa animal, o prefeito de Santa Maria, Rodrigo Decimo assinou, nesta terça-feira (8), o um decreto que dispõe sobre a instituição do selo Amigo da Causa Animal. Podem participar pessoas físicas ou jurídicas dispostas a oferecer contrapartida em troca da distinção.
As contribuições são por meio de doações, serviços ou valores, como doações de medicamentos, insumos e/ou ração; acolhimento transitório para animais resgatados de maus-tratos, especialmente pet shops e similares, expondo-os nas suas dependências com intermediação da adoção pela Rede de Proteção Animal; exames e consultas veterinárias para animais resgatados de abandono e maus-tratos; aporte financeiro aos projetos municipais da causa animal; realização voluntária de ensaios fotográficos e campanhas publicitárias periódicas de incentivo à adoção responsável e de animais resgatados.
As doações devem atender aos animais resgatados de abandono ou maus-tratos pela Rede de Proteção Animal. O selo será concedido mediante solicitação junto à Superintendência de Controle e Bem-Estar Animal, da Secretaria de Meio Ambiente, na rua André Marques, 820 . O parceiro ficará autorizado a veicular o selo em embalagens, materiais promocionais, sites, entre outros meios.
O selo Amigo da Causa Animal terá validade de três anos, sendo renovado a cada três anos ou revogado a qualquer momento se houver interrupção das boas práticas em relação aos animais.