A Capela de São Pedro, localizada na Estação Experimental Agronômica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) no município de Eldorado do Sul, será devolvida à comunidade acadêmica na sexta-feira (11), às 10h30. Situada no Km 146 da BR-290, a capela é a construção mais antiga da universidade e também o menor prédio histórico da Ufrgs, com 59 metros quadrados. Para a obra de restauração, foram investidos R$ 494.8 mil.
Além da cerimônia de entrega da restauração do prédio, construído em 1893, será inaugurado um Memorial sobre a edificação e a estação. De acordo com a Chefe do Setor de Patrimônio Histórico, Renata Tonioli, o principal critério utilizado para o restauro foi a preservação das características espaciais originais da edificação, respeitando a materialidade e a técnica construtiva inicial. Segundo a arquiteta, as únicas modificações na estrutura foram a reabertura do vão original da porta externa da sacristia e o fechamento com uma nova esquadria em vidro, bem como a construção de uma rampa externa em aço para garantir melhores condições de acessibilidade ao prédio, já que tanto o acesso principal quanto o acesso pela sacristia (Memorial) possuem desnível com degraus.
A Capela de São Pedro é um pequeno templo religioso incorporado ao patrimônio da universidade em 1960, por ocasião da compra da fazenda onde ela está localizada, no município de Eldorado do Sul - na época, a área pertencia à cidade de Guaíba. A propriedade foi adquirida para a implantação da Estação Experimental Agronômica, órgão auxiliar da Faculdade de Agronomia que funciona como campo para pesquisas envolvendo cultivo de plantas, criação de animais e conservação de recursos naturais, entre outras atividades.
Mesmo depois da aquisição da fazenda pela Ufrgs a edificação foi mantida com seu uso original, sendo utilizada como templo religioso pela comunidade universitária, tendo recebido inclusive cerimônias como casamentos de servidores.